X
X

Buscar

Grupo de idosas recebem orientações sobre saúde ocular na véspera do Dia dos Avós

Palestra da oftalmologista Katia Mantovani Bottós foi realizada nesta quinta-feira, 25 de julho, no Sesc

O cuidado com a saúde ocular foi tema de palestra realizam ontem na unidade do Sesc de Brusque. O evento, em alusão ao Dia dos Avós, comemorado nacionalmente nesta sexta-feira, reuniu um grupo de idosas do município, que aprenderam sobre a prevenção e o tratamento de doenças dos olhos.
As atividades foram realizadas pela oftalmologista Katia Mantovani Bottós. Ela explicou os procedimentos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, principalmente catarata, glaucoma e degeneração da mácula. “Depois dos 40 anos, pelo menos uma vez por ano se deve realizar exames completos. Não só as doenças mais conhecidas são prejudiciais. No caso da catarata, por exemplo, a maior parte das pessoas acredita que a cirurgia resolve tudo. E não é o que acontece, existem outras doenças, como astigmatismo, que podem ser detectadas em exames periódicos”, avalia.
No encontro, também foram explicadas as formas de cuidar dos óculos e lentes de contato, e os métodos de avaliação do surgimento dos primeiros sintomas de doenças degenerativas nos olhos. 
Tema específico 
Segundo dados de 2012 da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 2 milhões de idosos no mundo sofrem com a catarata, doença que ataca os olhos e pode até cegar quando não diagnosticada precocemente. No Brasil, o Ministério da Saúde avalia que a doença atinge cerca de 40% dos idosos acima de 65 anos. No encontro no Sesc, a oftalmologista palestrou especificamente sobre a catarata. Foram apresentados as formas de avaliação e diagnóstico, procedimento cirúrgico, pós-operatório e os tipos diferentes da doença.
A aposentada Dilma Maria Polheim aproveitou o encontro para aprender a cuidar melhor da saúde. “Eu adorei o evento. As informações abordadas foram muito esclarecedoras. Particularmente, preciso agendar uma consulta oftalmológica, porque identifiquei sintomas que podem representar o início de alguma doença. Então, é importante ficar atenta, pois quanto mais cedo são diagnosticadas doenças como catarata, degeneração macular e glaucoma, maiores as chances de cura”.
Ao fim da palestra, foram distribuídos brindes a cada uma das vovós. O Dia das avós é uma data comemorativa baseada em significados religiosos. No Brasil, se comemora todo ano no dia 26 de julho. A informação oficial é de que a data foi escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim. Em todo o país, a semana foi de realização de atividades para idosas.