X
X

Buscar

Grupo de italianos da região Trento visita o Santuário Santa Paulina

Comitiva de Albiano está hospedada no município de Rio dos Cedros

Aproximadamente 16 peregrinos de Albiano, região de Trento, na Itália, visitaram o Santuário Santa Paulina. Os italianos chegaram a Nova Trento no final da tarde de quinta-feira, 7.

A visita fazia parte do percurso dos italianos, que após visitar o santuário iriam conhecer o município do Rio dos Cedros, devido à colonização italiana. O intuito da visita ao santuário foi conhecer mais sobre Santa Paulina, que nasceu próximo da cidade de Albiano, cerca de 25 km.

A peregrinação faz parte do acordo de amizade entre a Prefeitura de Albiano, na Itália, e Prefeitura do Rio dos Cedros, em Santa Catarina. O acordo de amizade chama-se GEMELLAGGIO (cidades coirmãs).

Esse ato oficial entre a cidade brasileira e italiana aconteceu devido a imigração italiana, no século XIX, onde vários italianos vieram para o Brasil, principalmente para o sul do país. Os italianos vindos daquela região de Albiano colonizaram a região de Rio dos Cedros.

Os italianos estavam acompanhados do Presidente do Círculo Trentino do Rio Dos Cedros, Jaime Luiz Visentainer, sobrinho de Santa Paulina. “É uma alegria sempre visitar o santuário dedicado a Santa Paulina. Ainda mais hoje com os nossos irmãos da Itália. Bem pertinho de onde Santa Paulina nasceu”, afirma o presidente.

A prefeita de Albiano, Erna Pisetta, ressalta que a comunidade Albiano assistiu a imigração, no ano de 1875, devido à crise econômica na Itália, e ficam encantados com a história da santa que na época também fez parte desta imigração.

Após visitar o santuário, os peregrinos continuaram viagem para o município do Rio dos Cedros, onde ficarão 10 dias antes de retornar para a Itália.