Grupo se surpreende com redução de lixo durante IV Descida do Rio
Ação de limpeza ocorreu na manhã deste sábado, 19, no Itajaí-Mirim
A quarta edição da Descida do Rio Itajaí-Mirim, organizada pelo Grupo de Trabalho Ambiental Municipal (GTAM), reuniu 40 pessoas na manhã deste sábado, 19, em Brusque. Durante cerca de três horas e meia, o grupo percorreu o rio e recolheu sacolas, pneus e demais entulhos depositados nas margens.
Segundo a bióloga da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Pâmela Felipim da Silva, o trabalho de conscientização da prefeitura, incluindo as três edições anteriores da atividade, geraram resultados. Ela afirma que nas outras três descidas do rio, o grupo encontrou mais entulhos do que agora.
“Ainda não sabemos a quantidade exata do material que coletamos, mas reduziu. Nas outras vezes havia mais entulhos grandes, como pneus. Agora havia mais plásticos e roupas”, diz. “Essa redução é importante, mostra que o pessoal está se importando com o rio”, completa a bióloga.
Para a coordenadora do GTAM, Ana Julia Cunha, aproximar os moradores e o rio é fundamental para a redução do descarte de entulhos. De acordo com ela, atividades como a Descida do Rio auxiliam no processo de conscientização.
“É totalmente importante esse tipo de atividade para o meio ambiente. Se reduziu a quantidade de lixo já é um diferencial para a cidade. Significa que alguma conscientização nós já causamos”, diz.