Grupo técnico definirá localização da unidade prisional na região

Prefeitos da Ammvi estiveram reunidos com governador para decisão

Grupo técnico definirá localização da unidade prisional na região

Prefeitos da Ammvi estiveram reunidos com governador para decisão

Constituir um grupo técnico com profissionais do governo do Estado e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para elaborar um estudo que indique o melhor modelo e a melhor localização para a construção de uma nova unidade prisional na região do Médio Vale foi a decisão acordada na reunião desta segunda-feira, 11 de março, entre os prefeitos e o governador Raimundo Colombo. O encontro contou com a presença de 14 prefeitos, oito parlamentares e secretários de Estado.

Na ocasião, o governador pediu ajuda dos prefeitos para a definição do melhor local para instalação de um presídio ou uma penitenciária e concordou que, para isso, é necessário um estudo técnico fundamentado nas características locais e peculiaridades da região.
 
Segundo o governador, a pretensão do governo estadual é desativar o presídio regional de Blumenau, que foi avaliado pelos setores da administração prisional como o pior em condições de abrigar presos, e analisar a ideia de comportar em um mesmo espaço um presídio e uma penitenciária regional. “Uma equipe nossa vai imediatamente para a região para trabalhar em parceria com a Ammvi”, disse Colombo.
 
O presidente da Ammvi e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, disse em seu pronunciamento que as prefeituras são parceiras e vão contribuir para a celeridade da elaboração desse documento, pois ´”é necessário que este investimento público saia do papel e traga mais alento à população que vive um momento de insegurança”, observou.
 
Conforme Schuster, a questão é uma demanda antiga da Associação, que agora vai atuar em conjunto com o governo estadual. “Temos consciência da nossa responsabilidade nesse tema tão importante para a segurança da nossa região”, afirmou o presidente da entidade.
 
O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, destacou que, além de não ter mais condições de abrigar os detentos, a unidade está em “uma localização inoportuna”. Já o primeiro vice-presidente da Ammvi e prefeito de Brusque, Paulo Eccel, cobrou do governador medidas compensatórias ao município que sediar a unidade prisional, cuja reivindicação Colombo achou justa e se comprometeu em cumprir.
 
O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), propôs a abertura de um diálogo com a comunidade para discutir a questão e informar sobre a decisão do Estado. “Mesmo sendo uma questão técnica, vamos construir algo em benefício da comunidade”, salienta.
 
Além da unidade prisional no Médio Vale, o governador falou da política de segurança pública do Estado para a região, com ações voltadas para o aumento de efetivo e equipamentos de monitoramento. Disse ainda que a construção de unidades mais modernas e seguras é essencial no enfrentamento do crime organizado.
 
Participaram da reunião os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, além da deputada Ana Paula Lima e os deputados Aldo Schneider, Ciro Roza, Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli. O deputado federal Peninha e os secretários de desenvolvimento regional de Blumenau, César Botelho e de Timbó, Rogério Theiss também estavam presentes na reunião.



Fonte: Assessoria de Imprensa – Ammvi
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo