X
X

Buscar

Grupo técnico definirá localização da unidade prisional na região

Prefeitos da Ammvi estiveram reunidos com governador para decisão

Constituir um grupo técnico com profissionais do governo do Estado e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para elaborar um estudo que indique o melhor modelo e a melhor localização para a construção de uma nova unidade prisional na região do Médio Vale foi a decisão acordada na reunião desta segunda-feira, 11 de março, entre os prefeitos e o governador Raimundo Colombo. O encontro contou com a presença de 14 prefeitos, oito parlamentares e secretários de Estado.
Na ocasião, o governador pediu ajuda dos prefeitos para a definição do melhor local para instalação de um presídio ou uma penitenciária e concordou que, para isso, é necessário um estudo técnico fundamentado nas características locais e peculiaridades da região.
 
Segundo o governador, a pretensão do governo estadual é desativar o presídio regional de Blumenau, que foi avaliado pelos setores da administração prisional como o pior em condições de abrigar presos, e analisar a ideia de comportar em um mesmo espaço um presídio e uma penitenciária regional. “Uma equipe nossa vai imediatamente para a região para trabalhar em parceria com a Ammvi”, disse Colombo.
 
O presidente da Ammvi e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, disse em seu pronunciamento que as prefeituras são parceiras e vão contribuir para a celeridade da elaboração desse documento, pois ´”é necessário que este investimento público saia do papel e traga mais alento à população que vive um momento de insegurança”, observou.
 
Conforme Schuster, a questão é uma demanda antiga da Associação, que agora vai atuar em conjunto com o governo estadual. “Temos consciência da nossa responsabilidade nesse tema tão importante para a segurança da nossa região”, afirmou o presidente da entidade.
 
O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, destacou que, além de não ter mais condições de abrigar os detentos, a unidade está em “uma localização inoportuna”. Já o primeiro vice-presidente da Ammvi e prefeito de Brusque, Paulo Eccel, cobrou do governador medidas compensatórias ao município que sediar a unidade prisional, cuja reivindicação Colombo achou justa e se comprometeu em cumprir.
 
O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), propôs a abertura de um diálogo com a comunidade para discutir a questão e informar sobre a decisão do Estado. “Mesmo sendo uma questão técnica, vamos construir algo em benefício da comunidade”, salienta.
 
Além da unidade prisional no Médio Vale, o governador falou da política de segurança pública do Estado para a região, com ações voltadas para o aumento de efetivo e equipamentos de monitoramento. Disse ainda que a construção de unidades mais modernas e seguras é essencial no enfrentamento do crime organizado.
 
Participaram da reunião os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, além da deputada Ana Paula Lima e os deputados Aldo Schneider, Ciro Roza, Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli. O deputado federal Peninha e os secretários de desenvolvimento regional de Blumenau, César Botelho e de Timbó, Rogério Theiss também estavam presentes na reunião.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ammvi