Grupos folclóricos celebram a tradição dos imigrantes na 36ª Fenarreco

Grupo Amigo de Canto Alemão animou o público com as músicas germânicas neste domingo, 15

Grupos folclóricos celebram a tradição dos imigrantes na 36ª Fenarreco

Grupo Amigo de Canto Alemão animou o público com as músicas germânicas neste domingo, 15

As apresentações de grupos folclóricos trazem a tradição e a cultura dos imigrantes da região para a Fenarreco, seja pela dança ou pela música. Neste domingo, 15, o Grupo Amigo de Canto Alemão subiu ao palco do Pavilhão Cultural para animar a tarde dos fenafesteiros.

Fundado no ano de 1990, o grupo se apresenta na festa desde então, como explicam Valter, 71, e Marga Stoltenberg, 68, fundadores do grupo. “Para nós é uma alegria, uma satisfação. É motivo de orgulho participar da Fenarreco todos estes anos. A gente se realiza vendo o público cantar, dançar, aplaudir”.

Quando começou, o grupo era composto por 15 pessoas. Hoje, são 18, sendo um deles o maestro, que rege os cantores. “A gente se reúne uma vez por semana para ensaiar, há 33 anos. Cantamos porque gostamos de cantar. Hoje alguns participantes não sabem falar o idioma alemão mas aprendem as músicas e cantam conosco”, destaca Marga.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

O Grupo Amigo de Canto Alemão já possui três álbuns gravados, dois populares e um de Natal. A história também contempla uma viagem à Alemanha, em 1995. “Foi muito legal, eles não imaginavam que aqui no Brasil conseguíamos cantar corretamente o idioma”.

O grupo volta a se apresentar novamente no palco da 36ª Fenarreco no próximo domingo, 22, a partir das 13h.


Assista agora mesmo!

Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo