Grupos se preparam para o retorno da Stadtplatzfest, em Guabiruba; conheça histórias
Festa de rua será realizada pela primeira vez desde o início da pandemia
Festa de rua será realizada pela primeira vez desde o início da pandemia
Após três anos, a tradicional Stadtplatzfest volta a ser realizada em 30 de julho, em Guabiruba. Alguns grupos tradicionais já se preparam e estão na expectativa para participar da festa, que já se tornou parte da cultura do município.
Desde a primeira edição, o Worspik participa da Stadtplatzfest e, para 2022, alguns integrantes vão continuar, mas com outro nome: Amigos dos Pelz.
“O grupo ainda existe, organizam o Papai Noel Worspik no fim do ano, mas, como muitos não vão participar da festa por causa de outros compromissos, decidimos mudar o nome. Como eu tenho uma ligação com a Sociedade do Pelznickel, acabamos escolhendo Amigos dos Pelz, juntando duas tradições da cidade”, explica Marino Fischer.
O grupo começou com alguns integrantes na época da escola. “Ia ter um torneio de futebol e precisávamos de um nome. Tinha um filósofo que tinha esse sobrenome e acabaram escolhendo esse nome e depois formarem o grupo, há mais de 20 anos. O grupo ainda está bem ativo e participa de outros eventos”.
As festas de Guabiruba são muito esperadas pela população, mas a Stadtplatzfest é uma das mais especiais, conta Marino. “A expectativa é grande. Acho que vai surpreender, está muito bem localizado”, destaca
Para Marino, a Stadtplatzfest é uma das melhores festas do município, já que é uma confraternização de grupos, onde a maioria das pessoas se conhece.
“Agrega as pessoas, costumes e é uma tradição trazida pelos imigrantes alemães. É uma alegria estar lá vendo quem já está há tempo, mas também os mais jovens, mas também de mais idade que participam. Acho uma iniciativa muito bacana”.
O grupo Marvada Pinga foi formado por amigos que trabalhavam juntos. Vilmar Ebel, o saudoso Altino José Barth, o Whisky, e Israel Pinheiro eram funcionários da prefeitura e, durante uma festa dos servidores públicos, surgiu a ideia de formar um grupo para participar do evento.
O responsável por escolher o nome foi Pinheiro, conta Vilmar. Desde o início, foi combinado que seriam de 20 a 30 pessoas para compor o grupo.
Vilmar conta que a expectativa para o retorno da festa é grande e que, para o grupo, a festa de rua “é só alegria”.
Os preparativos estão a todo vapor. Já estão sendo encomendados todos os ingredientes: chope, aperitivos, carnes, linguiças, pão de milho, queijo, morcelas, conservas e muito mais. Além disso, Rose e Carlos Odisi, que também fazem parte do Marvada Pinga, contrataram um novo gaiteiro para animar a festa.
“O grupo não vê a hora de se reunir novamente. A festa de rua é diferenciada, todas barracas se unem, tornando uma festa familiar. A barraca da Marvada Pinga é uma casa de portas abertas”, destaca Vilmar.
O grupo Freund der Peterstrasse também participou de todas as edições até hoje. Nos primeiros anos, eles tinham outro nome, quando a barraca era a barraca de Fernanda, filha de Eliana Habitzreuter. “Depois que ela não quis mais, assumimos e mudamos o nome há cerca de sete anos”, conta.
O nome do grupo é o correspondente em alemão de “Amigos da rua São Pedro”, onde moram a maioria dos 23 integrantes.
“Estamos muito ansiosos depois de três anos ter a festa de novo. Já mandamos fazer camisetas novas e é muito bom esse encontro com os amigos, principalmente depois de todo esse tempo. Se reencontrar de novo será muito bom”.
As inscrições para os grupos (de no máximo 30 pessoas) que queiram participar da 16ª Stadtplatzfest em Guabiruba já estão abertas. O evento acontece Praça Theodoro Debatin, na rua Brusque, ao lado da prefeitura.
As inscrições seguem abertas até o dia 22 de julho. O evento faz parte e encerra a programação de aniversário dos 60 anos da cidade, e é realizado em parceria com a Associação Visite Guabiruba (Avigua).
O regulamento das inscrições está no site da prefeitura. O cadastro pode ser realizado de forma on-line ou entregue em algum dos estabelecimentos credenciados da Avigua (Loja de Chocolates Caseiros San Nicolau, na rua Regina Huber, 386, São Pedro, ou Despachante Schaefer, rua Brusque, 190, Centro).
Durante a festa, a rua será fechada e os grupos chegam por volta das 7h. Eles são responsáveis pela própria cerveja, comida, barraca e música. A prefeitura ainda contrata uma banda para animar o evento. Desde 2018, a Stadtplatzfest tem um espaço de visitantes, onde é vendido chopp e comida para quem não faz parte de nenhum grupo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp da Secretaria de Turismo, o 47 3308-3116.