X
X

Buscar

GTB atende cerca de três acidentes por dia

Parceria com a Polícia Militar completou um mês na semana passada, com 92 atendimentos

Desde o dia 1º de junho, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) está atendendo acidentes sem vítimas, algo que era feito anteriormente apenas pela Polícia Militar. Até o dia 5 de julho foram feitos 92 boletins de ocorrência, uma média de três casos por dia. Segundo Bruno Knihs, secretário de Trânsito e Mobilidade, a ação é benéfica para o trânsito do município e para o trabalho dos dois órgãos.

O tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante da 18º Batalhão de Polícia Militar (PM), explica que a ajuda dos agentes da GTB é fundamental para diminuir a demanda dos policiais e deixá-los mais voltados ao combate à criminalidade. “Às vezes, todas as viaturas da PM ficavam a cargo do registro de boletim de ocorrência de acidente de trânsito, principalmente em horário de pico. Essa ajuda da GTB permite que nós possamos cuidar mais do policiamento ostensivo e de acidentes com vítimas”.

Entre janeiro e maio deste ano foram registrados 1.074 acidentes sem vítimas na cidade. A Polícia Militar chegava a atender uma média de seis casos por dia e cada um desses atendimentos durava cerca de 30 minutos. Agora, a PM continua registrando esse tipo de ocorrência quando há vítimas, além de auxiliar a GTB quando todos os agentes estão em atendimento.

Knihs explica que os atendimentos aumentam nos horários de pico, entre 17h15 e 18h30, mas principalmente nos dias de chuva, quando a incidência é maior.

O secretário revela que todos os guardas se adaptaram bem ao registro do boletim e no início do mês foi realizada uma reunião com o major Otávio Manoel Ferreira Filho, subcomandante do 18º BPM e chefe do setor de Trânsito da PM, para relembrar o curso que os agentes tiveram em maio e tirar as dúvidas.