GTB desenvolve conscientização no trânsito para alunos da rede pública municipal de Ensino
Projeto "Anjos do Trânsito" foi realizado pela primeira vez em 2018
Projeto "Anjos do Trânsito" foi realizado pela primeira vez em 2018
As crianças do ensino infantil da rede pública municipal de ensino estão tendo noções de segurança e bons comportamentos no trânsito por meio de uma parceria da Secretaria da Educação e Guarda de Trânsito de Brusque (GTB).
Promovido pela primeira vez no fim de 2018, o projeto “Anjos do Trânsito” tem como objetivo ofertar atividades de conscientização sobre o trânsito aos alunos do pré-escolar. Conforme comenta o agente da GTB, Rodrigo Vilmar Teixeira, a intenção é aproximar a instituição das crianças através do projeto.
“O objetivo é passar para as crianças como se comportar de forma segura no trânsito através de dicas como atravessar a rua, ao caminhar na calçada, bem como referente ao uso de cinto e equipamentos de segurança para bicicleta, skate, patinete, acento de elevação, entre outros”, explica.
Na última quinta-feira, 28, a iniciativa foi abordada pelos agentes aos alunos do Centro de Educação Infantil Adelina Zirke. Já nesta sexta a ação ocorreu no CEI Tia Laura, no Águas Claras, onde os agentes Vilmar e José Carlos Reis conversaram com as crianças sobre as ações de segurança no trânsito.
“Entre algumas abordagens, passamos às crianças situações sobre a proibição do uso de celular e importância do cinto de segurança. A ideia é de que estas crianças possam alertar seus pais sobre algumas situações perigosas, em que elas (crianças) também acabam correndo risco em razão da negligência”, observa.
Além da aula teórica sobre sinalização e questões de segurança, os alunos também tiveram a oportunidade de entrar dentro da viatura da GTB e conhecerem um pouco mais do trabalho dos guardas de trânsito de Brusque. Eles ainda andaram de bicicletas e foram orientados na prática sobre noções de bom comportamento no trânsito.
Segundo o agente Vilmar, a ideia da iniciativa é atender todas as creches da rede municipal, alcançando o máximo de crianças possível.
“A intenção foi a de desenvolver esse projeto com o pré, pois observamos que muitas crianças não conseguem ter acompanhamento dos pais quando atingem a idade para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental”, explica.
Além do projeto “Anjos do Trânsito”, a GTB ainda planeja ações específicas com as escolas no Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito, com a realização de blitz educativas em frente às escolas da rede pública municipal.