Guabiruba discute parcerias com distrito alemão de Karlsruhe
Reunião aconteceu na tarde deste domingo
Desde 2010, Guabiruba vem mantendo laços diplomáticos com a Alemanha. As relações, além de amigáveis, são também parcerias políticas a fim de trocar experiências para desenvolver os setores do serviço público. Em vista disso, a cada dois anos, ou sempre que possível, os gestores municipais viajam à Alemanha, e vice-versa, para discutir os assuntos pertinentes.
Desse modo, Guabiruba recebeu na tarde do último domingo, 26, uma comitiva alemã vinda do distrito de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg. Na pauta, estavam os assuntos da Parceria pelo Clima e do intercâmbio cultural entre adolescentes.
“Foi um domingo bastante produtivo, onde buscamos cada vez mais fortalecer essa parceria, para darmos continuidade também ao intercâmbio com nossos alunos, para que tenham a oportunidade de acompanhar a realidade de lá e os alemães fazerem da mesma forma”, afirma o prefeito Valmir Zirke.
“É motivo de orgulho receber uma comitiva em nossa cidade. Isso faz com que os nossos laços fiquem cada vez mais próximos”, conclui.
Entre os membros da comitiva presente na reunião estavam gestores de Mobilidade, Meio Ambiente, Engenharia, Economia, Energia, entre outros, do Distrito de Karlsruhe. Seus nomes são Ragnar Watteroth, Ewald Stirner, Holger Benz, Aline Bader, Birgit Schwegle, Moritz Tretter, Marco Braun, Olaf Strotkötter e Petra Zimmermann. Estiveram também na ocasião o prefeito Valmir Zirke, o vice Cledson Kormann, o presidente da Câmara Waldemiro Dalbosco, o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC) Valdir Riffel, vereadores, secretários e também gestores da Prefeitura de Brusque.
Intercâmbio de estudantes
O Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha teve uma pausa por conta da pandemia, entre 2020 e 2022. Porém, ainda há projeção para a retomada do programa, assunto que será discutido durante o ano.
O intercâmbio, que iniciou em 2012 em Brusque e 2014 em Guabiruba, consiste na troca de experiências entre os estudantes adolescentes. Os brasileiros ficam hospedados nas residências dos alemães e, em seguida, recebem nas suas casas quem os acolheu. Para este ano, devem participar estudantes das redes municipais de Guabiruba e Brusque, do Colégio Cônsul Carlos Renaux e da Unifebe.
Intercâmbio entre orquestras
Conforme a Fundação Cultural de Guabiruba, um planejamento está sendo feito para a realização de um intercâmbio entre as orquestras dos municípios de Guabiruba e de Karlsdorf-Neuthard, a cidade parceira alemã.
Ambas as gestões estão verificando a possibilidade das viagens para os próximos anos. O objetivo é enriquecer o repertório das orquestras com a troca de conhecimentos acerca da musicalidade brasileira e da clássica europeia.
Parceria com Karlsdorf-Neuthard
Guabiruba é oficialmente cidade coirmã de Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha, há 13 anos, conforme a Lei Nº 1217/2010. O certificado de parceria foi assinado pelo então prefeito Orides Kormann e por Sven Weigt, prefeito da cidade alemã, quando se comemorou os 150 anos da imigração de Baden a Santa Catarina.
Esse reconhecimento de ambas as cidades como coirmãs se dá em função da colonização de Guabiruba, que é predominantemente vinda de Baden, estado alemão em que está localizada Karlsdorf-Neuthard, de onde saiu a maioria dos imigrantes no século 19. Tanto que as duas cidades têm vários sobrenomes em comum.
A iniciativa foi pioneira na região e teve como principal incentivadora a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC) que tem em Karlsdorf-Neuthard sua equivalente, a Badisch-Südbrasilianische Gessellschaft (BSG), duas entidades que têm trabalhado muito desde 2007 pela união entre as duas cidades.
O objetivo da parceria é estreitar os laços sociais e culturais entre os dois municípios preservando a herança deixada pelos colonizadores e fundadores da cidade de Guabiruba. A partir da lei, estão autorizados convênios de cooperação e o intercâmbio nas mais diferentes áreas, especialmente as de caráter social, educacional, cultural, turístico, esportivo, ambiental, econômico e de ordem técnico-profissional.
Anualmente, com exceção de três anos em pandemia, estudantes das duas cidades realizam intercâmbios e compartilham experiências e saberes. Entre governos, empresas e universidades, as trocas também têm sido constantes. Vários projetos já foram ou estão sendo desenvolvidos em conjunto.
Um deles é o Parcerias Municipais para o Clima, fomentado por três agências governamentais da Alemanha: Engagement Global, Servicestelle (Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo) e Landesarbeitsgemeinschaft (Agenda 21). As duas últimas são financiadas pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.
O programa consiste em parcerias entre 70 cidades alemãs com outras 70 de algum país do hemisfério sul. Como Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard são cidades coirmãs, o trabalho em conjunto dentro desse programa foi uma decisão natural.
Outro programa são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ONU e dentro do qual os dois municípios também atuam em parceria. As ações conjuntas a médio e longo prazo objetivam mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Leia também:
1. Quem é responsável por retirar materiais de propriedades particulares após deslizamentos? Defesa Civil de Brusque esclarece
2. Jovem servidor da Prefeitura de Itajaí morre quatro meses após afogamento
3. Brusque inicia aplicação de doses da vacina bivalente contra Covid-19; saiba onde se vacinar
4. Caminhão derruba muro de escola e mata trabalhador em Joinville
5. Ministério Público investiga supostas irregularidades em concurso do Samae de Brusque
– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior