Sala do Empreendedor promete agilizar abertura de empresas em Guabiruba
Espaço iniciou atendimentos na manhã desta quinta-feira, 3, após inauguração
Espaço iniciou atendimentos na manhã desta quinta-feira, 3, após inauguração
Micro e pequenos empreendedores de Guabiruba passam a contar com um espaço específico para tirar dúvidas e ter acesso a serviços como a emissão de notas fiscais, declarações de imposto de renda e abertura de MEIs. Um evento com autoridades locais marcou o início das atividades da Sala do Empreendedor nesta quinta-feira, 3, na Casa da Cidadania.
Patrick Lucchese, 23 anos, foi o primeiro a ser atendido no local, logo após a solenidade de abertura. Ele havia ficado sabendo do espaço dias antes, passava próximo e resolveu aproveitar para tirar dúvidas quanto à abertura de um negócio como microempreendedor individual. O acesso fácil e a desburocratização no processo de abertura, segundo ele, estão entre as principais vantagens para quem quer utilizar os serviços disponíveis no espaço.
Há dois anos, ele divide o tempo entre o emprego formal e a produção de bolos e brigadeiros em casa. Com os resultados atingidos, a ideia dele é formalizar o negócio e expandir a atuação. “Mais para frente, quero abrir um espaço para trabalhar com isso e quero já ter tudo regularizado.”
Por mês, o espaço deve atender cerca de 45 pessoas, segundo estimativas do coordenador do Sebrae da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho. Para ele, os serviços trarão mais agilidade para a atuação dos empreendedores locais, sem a necessidade de se deslocarem para outros municípios para conseguir atendimentos ou tirar dúvidas.
“Nossos empresários e futuros empresários têm um ambiente para conversar e que não vai ficar perdido no município, tendo que correr atrás de informações ou ir para outras cidades.”
Ele destaca a importância na redução do tempo necessário para abertura de empresas. Segundo Filho, o prejuízo gerado pela demora nos processos é agravado com a falta de geração de empregos e de faturamento dos empreendimentos.
Reflexo no município
Dois servidores devem atuar no local. Segundo o agente de desenvolvimento Eduardo Machado, o preparo técnico para atuação no local começou ainda no fim do ano passado. Atualizações virtuais devem ser mantidas nos próximos meses.
O profissional destaca a importância da atuação dos agentes de desenvolvimento na recuperação econômica. “Para reverter este quadro, é necessário o direcionamento de recursos para estimular os setores produtivos, e nós vemos o empreendedor como peça-chave para o desenvolvimento local.”
Os trabalhos, segundo ele, serão focados no desenvolvimento do micro e pequeno empreendedor. Destacou a geração de empregos e oportunidades geradas com o fortalecimento da classe empresarial.
Para o prefeito Matias Kohler, o espaço conclui uma etapa de dois anos de trabalho. De acordo com ele, a Sala do Empreendedor representa a busca pelo desenvolvimento do município nos últimos 20 anos e a união dos diferentes segmentos da sociedade organizada. “Isso é mérito de uma cidade que tem buscado investir e se desenvolver.”
Para ele, o projeto oportuniza ferramentas para os cidadãos que querem investir em um negócio próprio de forma mais ágil e facilitada. De acordo com o prefeito, a concentração de serviços em um mesmo prédio é uma forma de estimular a criação de novas empresas e a geração de empregos.
Sala do Empreendedor
O que é
A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), como informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).
Serviços disponíveis
– Informações para a abertura de empresas;
– Formalização de microempreendedores individuais (MEI);
– Emissão de alvará;
– Emissão de certidões;
– Emissão de guias, como DAS-MEI;
– Declaração Anual (MEI);
– Auxílio para Emissão de Notas Fiscais;
– Apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais;
– Orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios;
– Cursos, capacitação e consultorias;
– Apoio e suporte aos pequenos negócios.
Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Telefone: 3308-3110
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua José Fischer, 76 (nas dependências da Casa da Cidadania)