X
X

Buscar

Guabiruba livre do analfabetismo

A cidade está entre as 42 de SC que receberam o "Selo Município Livre do Analfabetismo"

Atribuído pelo Ministério da Educação através do Programa Brasil Alfabetizado, o selo visa reconhecer os municípios que alcançaram o índice superior a 96% de alfabetização. Para estabelecer os números, o MEC se baseou em dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. A Secretaria de Educação de Guabiruba recebeu o prêmio no dia 13 deste mês, já que o município possui somente 2,77 % de analfabetismo. O selo contemplou 207 cidades brasileiras. Nova Trento e São João Batista também estão entre as premiadas de 2014.

A secretária de educação, Edna Maria da Silva Jasper, afirma que o reconhecimento obtido por Guabiruba não é fruto de um investimento recente, mas de muitos anos. “O investimento na educação é a nível municipal, estadual e federal. Com o recebimento do selo nós percebemos que a a cidade está no caminho certo”, diz.

Desde o ano passado, a prefeitura, em parceria com o Sesi, realiza aulas noturnas de alfabetização para 270 jovens e adultos nas escolas Osvaldo Ludovico Fuckner, Ana Otília Schlindwein e Arthur Wippel. “Essa parceria com o Sesi também foi fundamental para conseguirmos o selo. As aulas são para pessoas de 15 a 60 anos. Todos os jovens já frequentam a escola, então nossa preocupação também é com os mais velhos. Nós temos que pensar neles”, afirma a secretária.
Brusque

Em 2007, Brusque – e outras 15 cidades de Santa Catarina – recebeu o “Selo Município Livre do Analfabetismo”, com base nos dados de 2000 do IBGE que apontaram 3,93% na taxa de analfabetismo de jovens e adultos. A secretária de Educação do município, Gleusa Fischer, diz que esse número “deve envolver pessoas mais velhas e que vieram residir na cidade”. “Nas escolas atendemos 100% das crianças e jovens. As pessoas que representam a taxa de analfabetismo nunca estiveram na escola”, afirma.
Botuverá

Botuverá não alcançou os 96%. Dados do IBGE de 2010 mostram que 315 habitantes do município nunca frequentaram creches ou escolas. No entanto, os investimentos na educação continuam. No próximo mês, a cidade vai disponibilizar aulas para pessoas que não sabem ler e escrever. Os encontros vão ocorrer duas vezes por semana. “Essas aulas fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado, onde o Governo Federal oferece uma bolsa para um professor ou monitor que ministra as aulas. E como se tratam de alunos com mais idade, serão oficinas mais dinâmicas para o conteúdo não se tornar cansativo”, afirma a secretária de Educação de Botuverá, Marilene Maurizio Assini. Até o momento, 12 pessoas se inscreveram – sete idosos e cinco pessoas entre 35 e 50 anos. “Os inscritos são atendidos pela Assistência Social, quando começarmos a divulgar as aulas, o número tende a aumentar”, diz.
Cidades de SC que receberam o selo em 2014

Balneário Barra do Sul, Bombinhas, Braço do Norte, Braço do Trombudo, Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Cunhataí, Doutor Pedrinho, Forquilhinha, Guabiruba, Guaramirim, Ibirama, Iomerê, Iporã do Oeste, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Itapoá, Joaçaba, Laurentino, Mafra, Massaranduba, Nova Trento, Nova Veneza, Palhoça, Penha, Peritiba, Porto União, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Rio Fortuna, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, São João Batista, São José, São Ludgero, São Bonifácio, Treviso, Tubarão, Urussanga e Videira.