Guabiruba poderá finalmente ter comarca própria
Fórum abrigaria também município de Botuverá
Fórum abrigaria também município de Botuverá
Reivindicação antiga do município, Guabiruba poderá passar a ter a própria comarca. O início dos estudos necessários para a instalação foram autorizados na última sexta-feira, 4, pelo presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, o desembargador João Henrique Blasi.
Para o juiz da vara criminal de Brusque e um dos diretores mais longevos do Foro da Comarca, Edemar Leopoldo Schlosser, a notícia é boa e mostra que Guabiruba apresentou um desenvolvimento ao longo dos anos que permite sonhar em ter a própria comarca.
“Já é um pedido de anos anteriores. Para se ter uma ideia, cerca de 8 mil processos aqui da comarca de Brusque poderão ir para Guabiruba. Não é sobre trabalharmos menos, mas sim sobre a população de Guabiruba ter menos trabalho de encontrar justiça. Facilitará muito a vida dos moradores”.
Para o prefeito Valmir Zirke, a confiança de que a comarca se oficialize é grande. O documento também afirma que Guabiruba passaria a abrigar também Botuverá em sua comarca.
“Tivemos duas reuniões com o Poder Judiciário e agora eles perceberam a facilidade de ter um Fórum na cidade, em comparação à criar uma segunda vara em Brusque, como planejavam antes”, explica Zirke.
Apesar de ainda não haver previsão para a instalação da comarca em Guabiruba, os estudos para analisar a possibilidade devem começar em breve. Os benefícios iriam além do Fórum, abrangendo o registro de imóveis e o contato direto com um juiz.
“De acordo com o presidente a última comarca criada no estado foi em Penha. Guabiruba tá no topo da lista para ser a próxima da fila. Desde quando tínhamos 10 mil habitantes a população já pedia isso e agora somos quase 25 mil”, exalta o prefeito.
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: