Guabiruba poderá finalmente ter comarca própria

Fórum abrigaria também município de Botuverá

Guabiruba poderá finalmente ter comarca própria

Fórum abrigaria também município de Botuverá

Reivindicação antiga do município, Guabiruba poderá passar a ter a própria comarca. O início dos estudos necessários para a instalação foram autorizados na última sexta-feira, 4, pelo presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, o desembargador João Henrique Blasi.

Para o juiz da vara criminal de Brusque e um dos diretores mais longevos do Foro da Comarca, Edemar Leopoldo Schlosser, a notícia é boa e mostra que Guabiruba apresentou um desenvolvimento ao longo dos anos que permite sonhar em ter a própria comarca.

“Já é um pedido de anos anteriores. Para se ter uma ideia, cerca de 8 mil processos aqui da comarca de Brusque poderão ir para Guabiruba. Não é sobre trabalharmos menos, mas sim sobre a população de Guabiruba ter menos trabalho de encontrar justiça. Facilitará muito a vida dos moradores”.

Confiança

Para o prefeito Valmir Zirke, a confiança de que a comarca se oficialize é grande. O documento também afirma que Guabiruba passaria a abrigar também Botuverá em sua comarca.

“Tivemos duas reuniões com o Poder Judiciário e agora eles perceberam a facilidade de ter um Fórum na cidade, em comparação à criar uma segunda vara em Brusque, como planejavam antes”, explica Zirke.

Apesar de ainda não haver previsão para a instalação da comarca em Guabiruba, os estudos para analisar a possibilidade devem começar em breve. Os benefícios iriam além do Fórum, abrangendo o registro de imóveis e o contato direto com um juiz.

“De acordo com o presidente a última comarca criada no estado foi em Penha. Guabiruba tá no topo da lista para ser a próxima da fila. Desde quando tínhamos 10 mil habitantes a população já pedia isso e agora somos quase 25 mil”, exalta o prefeito.


Veja agora mesmo!

Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo