Guabiruba pretende implantar sistema municipal de transporte coletivo

Prefeitura tenta adquirir terreno para construção de terminal; população e CDL têm interesse

Guabiruba pretende implantar sistema municipal de transporte coletivo

Prefeitura tenta adquirir terreno para construção de terminal; população e CDL têm interesse

A Prefeitura de Guabiruba planeja implementar um sistema de transporte coletivo para abranger diversos bairros, incluindo a construção de um terminal na região central do município. A ideia está em estágio inicial, e foi citada publicamente pelo prefeito Valmir Zirke (PP) no sábado, 3. Entre os primeiros passos, estão a compra do terreno para o terminal e a elaboração do processo de licitação.

Conforme relata Zirke, a demanda pelo serviço vem tanto da população que necessita do transporte coletivo para se deslocar pelos bairros de Guabiruba quanto pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que, por sua vez, tem interesse em uma maior circulação de pessoas, especialmente no Centro, para fortalecer o comércio da cidade. Também frisa que a ideia foi cogitada também em gestões anteriores. “Temos praticamente tudo em nossa cidade, dependemos de Brusque para pouco”, comenta.

“Hoje é muito mais fácil ir de ônibus, quando tem, do Lageado até Brusque, do que atravessar para o Centro da cidade. A mesma coisa o pessoal do São Pedro, na Alsácia, na Lorena”, completa. O objetivo é ter linhas de ônibus mais variadas e com mais horários disponíveis, abrangendo diversas partes dos bairros.

A princípio, a ideia é que o consórcio Nosso Brusque, que também tem atuação em Guabiruba, passe a ter apenas linhas que conectem o município a Brusque, sem ir além do possível terminal guabirubense. Para deslocamentos internos, está prevista a abertura de um processo de licitação.

O terminal deve ser construído no Centro, em um terreno próximo à prefeitura. As negociações estão em andamento. “Estamos correndo contra o tempo para, o quanto antes, a gente conseguir implantar isso em nossa cidade.”

É previsto que haja passe livre de transporte para os estudantes guabirubenses. Zirke afirma que, atualmente, Guabiruba reserva cerca de R$ 1 milhão por ano para o transporte de estudantes às universidades das cidades próximas.

O novo sistema será elaborado com participação da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR).


– Assista agora:
Conheça apartamento de Brusque inspirado no seriado Friends


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo