X
X

Buscar

Guabiruba realiza ação para prevenir e combater proliferação de caramujos

Foco do animal na região central da cidade foi denunciado por moradora

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Diretoria de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira, 7 de março, uma reunião com moradores do Centro de Guabiruba para instruí-los sobre medidas básicas para inibir a proliferação de Caramujos Africanos (Achatina Fulica), o qual teve foco registrado no Loteamento 10 de Junho, na região central de Guabiruba.  
Agentes de saúde visitaram moradores do local e entregaram material educativo sobre os cuidados básicos para evitar a contaminação e a reprodução do animal, que possui cor marrom-escura, com listras esbranquiçadas desiguais e possui uma borda afiada em sua concha.  
Segundo a responsável pela Vigilância Sanitária do município, Simone Gaertner, o foco foi denunciado por uma moradora. “Fomos no local e verificamos a existência desses focos de caramujos, que são hospedeiros intermediários de dois vermes que podem causar doenças”, explica Simone, advertindo que os encontrados na cidade não estão infectados. “Esse caramujo não está causando doenças, mas tem comprometido árvores frutíferas e hortas”, afirma. Novas ações serão realizadas pela Vigilância se o problema não for resolvido.
O município fica em estado de alerta até esta sexta-feira, 8 de março, conforme o decreto nº 469/2013, ficando liberadas ações preventivas e de combate ao animal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3354 2313 / 3354 4727. 
Cuidados básicos: 
– Proteger as mãos com luvas ou sacos plásticos resistentes ao realizar a coleta do caramujo
– Colocar em recipiente de plástico para serem incinerados
– Higienizar bem as frutas, verduras e hortaliças antes de ingeri-las
– Conservar o quintal limpo, pois os caramujos africanos gostam de ficar embaixo de folhas, entulhos e em lugares úmidos ou sem incidência de luz solar
– Não utilizar a concha como objeto de artesanato, pois podem estar contaminadas
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Guabiruba