Guabiruba recebe participantes do Projeto Rondon
Estudantes ficarão na cidade até o dia 21 de julho realizando atividades nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente
Hospedados na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba (Apae), 14 acadêmicos do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ficarão na cidade até o dia 21 de julho realizando atividades nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, entre outras. A parceria da Prefeitura de Guabiruba com a universidade ocorreu no início deste ano. Acompanha o grupo uma monitora e a coordenadora Luzitania Miranda.
Inicialmente, os estudantes realizam oficinas na área de educação com os alunos da rede municipal de ensino, como Feira de Profissões e de Alimentação Saudável. Em seguida, passarão a atuar nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, além de outros segmentos que abarcam a administração municipal. Conforme a coordenadora do projeto em Guabiruba, normalmente as pessoas pensam que os coletes de cor laranja pela cidade estão vinculados à fiscalização. “Mas não estamos aqui para fiscalizar, mas sim para orientar e realizar as atividades nas mais variadas áreas”, pontua Luzitania.
O Núcleo Extensionista Rondon da Udesc foi criado em 2010 e possibilita o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas do conhecimento e em variados cenários. Além de Guabiruba, outras cidades do Vale do Itajaí, como Brusque, receberão o projeto.
Para o prefeito Matias Kohler essa é uma grande oportunidade. “Estamos conciliando as nossas demandas e interesses com as diretrizes já estabelecidas do projeto e vamos colher o melhor resultado possível dentro do que a Udesc nos propõe através dos seus acadêmicos”, destaca.
Institucionalmente ligado à Coordenadoria de Extensão, o Projeto Rondon é operacionalizado por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER-Udesc). Criado em 2010, o NER-Udesc possibilita a realização da extensão de imersão intermultidisciplinar em municípios brasileiros e países do Mercosul.
A partir da articulação entre a Universidade e sociedade, são executadas ações voltadas ao desenvolvimento regional. O NER-Udesc já promoveu 14 operações (15 com esta) com mais de nove mil atividades, 2,7 mil extensionistas (rondonistas) e cerca de 330 mil pessoas contempladas, em 138 municípios de SC, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.