X
X

Buscar

Guabiruba receberá o projeto Sesc Comunidade, que inclui ginásio poliesportivo e salas de aula

Para efetivação do projeto, é necessário ainda a aprovação do Departamento Nacional do Sesc

Guabiruba receberá até o fim do ano o projeto Sesc Comunidade, que inclui a construção de um ginásio poliesportivo e duas salas de aula. No entanto, para que o programa venha ao município, é necessário ainda a efetivação da doação de um terreno, que será feita pela prefeitura, e a aprovação do Departamento Nacional do Sesc, no Rio de Janeiro. Se a proposta avançar, será a quinta unidade do projeto em Santa Catarina.

Leia também: Conserto de roupas está em alta em Brusque

Na tarde de ontem, o prefeito Matias Kohler, o gerente da unidade do Sesc em Brusque, Edemar Aléssio, o Palmito, e o presidente e vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sindilojas), Marcelo Gevaerd e Júlio Ariel Schumacher, respectivamente, conversaram sobre o projeto na prefeitura.

A vinda do programa à cidade já debatido há cerca de dois anos. Agora está perto de se tornar realidade. Palmito diz que Guabiruba é parceira da entidade há muito tempo e que muitas ações já foram desenvolvidas em conjunto. “Com o interesse do município, a aprovação do órgão estadual e com a viabilidade do terreno, estamos perto de realizar essa obra e desenvolver ações voltadas para a comunidade. Não é de um dia para o outro, mas um grande passo foi dado”.

Construção no Imigrantes

O prefeito explica que o espaço que será doado fica na rua Arthur Baumgartner, no bairro Imigrantes, anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) e onde também está sendo construída uma creche. Ele diz que a localização é favorável e que agora depende dos trâmites legais para que de fato o terreno seja disponibilizado para a construção do ginásio e das salas.

Kohler ainda explica que o jurídico da prefeitura buscará junto à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) informações sobre a viabilidade da doação em ano eleitoral. Após essa consulta, o projeto deverá passar pela Câmara de Vereadores. “Não está 100% oficializado, estamos fazendo algumas formulações dentro da legalidade, mas acreditamos que não terá impedimentos, pois é um programa consagrado e de cunho social, que possibilitará mais qualidade aos guabirubenses”.

O prefeito afirma que até o fim do ano a obra deverá iniciar. “É um projeto de médio a longo prazo, mas que abre a possibilidade de num futuro termos uma unidade do Sesc no município”.

Além da definição sobre o terreno, o Sesc estadual aguarda o parecer do Departamento Nacional do Sesc, que deve ocorrer em breve. O presidente do Sindilojas diz que está esperançoso de que tudo dará certo. “É um projeto para os comerciários e para a comunidade, que visa o social. É um presente do Sesc para Guabiruba”.

O vice-presidente do Sindilojas, que é guabirubense, diz que é motivo de orgulho participar deste momento, já que a entidade reivindicava a obra desde o começo. “É mais uma opção de lazer para a cidade. É um dos projetos mais importantes que teve a participação do sindicato neste ano”.