Guabiruba Saneamento avalia ações dos primeiros meses de contrato com o município
Em julho, empresa completou dois meses como concessionária oficial dos sistemas de água e esgoto da cidade
Em julho, empresa completou dois meses como concessionária oficial dos sistemas de água e esgoto da cidade
Em julho completou dois meses que a Guabiruba Saneamento assumiu oficialmente a concessão dos sistemas de água e esgotamento sanitário do município. O superintendente de concessão da empresa, Guilherme Paladini, destaca que neste período já foram realizadas algumas ações buscando a melhoria dos serviços prestados em Guabiruba.
De acordo com ele, a primeira ação implantada no município está relacionada com investimentos de reforço da barragem da captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, que tem como objetivo assegurar a plena reservação de água bruta.
“Com as ações realizadas, conseguimos passar pela rigorosa estiagem dos últimos meses sob operação normal”, diz.
Paladini destaca ainda a contratação de profissionais para o reforço do atendimento comercial, manutenção e tratamento da empresa e a aquisição de equipamentos de laboratório com o objetivo de melhorar as tecnologias aplicadas no controle de qualidade da água.
“Iniciamos a instalação de válvula redutora de pressão para otimizar a qualidade da distribuição de água e realizamos estudos de viabilidade de utilização de poços profundos para aumento de produção de água tratada”.
Também foram iniciadas ações para recuperação do sistema de tratamento de lodo da ETA Lageado.
A assinatura do contrato de concessão com a Prefeitura de Guabiruba foi realizada em abril, já durante a pandemia da Covid-19. Paladini ressalta que, desta forma, o início das atividades da Guabiruba Saneamento na cidade foram realizadas com mais cautela, porém, ele acredita que os impactos econômicos gerados pela doença serão passageiros.
“Como tem sido amplamente sentido em vários setores, a pandemia gerou uma retração significativa no mercado em várias frentes, gerando grande impacto econômico e social. Entendemos que o impacto no que tange as fontes de recursos são momentâneas, principalmente dada a relevância do saneamento frente a crise de saúde pública a qual estamos passando”.
Com isso, a empresa pretende continuar com algumas melhorias para os próximos meses. “No próximo mês realizaremos a mudança e reestruturação completa da sede administrativa e operacional da concessionária para local mais amplo e adequado para o atendimento de nossos clientes”.
Paladini diz ainda que serão finalizados os estudos de modelagem hidráulica de todo sistema de abastecimento do município, que definirão as estratégias para ações futuras de curto, médio e longo prazo.
“Ainda este ano também intensificaremos as ações de combate a perdas de água com pesquisa de vazamento e caça fraude. Serão realizados reforços de infraestrutura de tratamento, laboratório e manutenção”.