Guabiruba Saneamento se manifesta sobre inquérito para apurar irregularidades no fornecimento de água
Empresa enviou nota à reportagem após ser notificada pelo Ministério Público
A Guabiruba Saneamento se manifestou nesta quinta-feira, 8, sobre o inquérito aberto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) para apurar irregularidades no fornecimento de água do município.
O inquérito foi aberto pelo MP-SC no dia 29 de março e a empresa foi notificada nesta terça-feira, 6. Em nota enviada ao O Município, o superintendente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Paladini de Souza afirma que o caso refere-se especificamente sobre uma situação na rua Rudolfo Schroeder, no bairro Pomerânea.
Em defesa da empresa, Souza comenta que já foram feitas melhorias. “Vale destacar que, de dezembro de 2020 até agora, a Guabiruba Saneamento já realizou diversas melhorias no abastecimento da rua, como a instalação de descarga de rede para manutenção da qualidade da água e intensificação do monitoramento do abastecimento”.
O superintendente adianta que até o fim de abril será instalado um ponto de monitoramento por telemetria para realização do controle do abastecimento 24 horas na região. .
De acordo com a promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba, responsável pelo inquérito, há constante desabastecimento de água e recebimento de água imprópria para consumo no município. A denúncia diz que os problemas ocorrem principalmente na rua mencionada pelo superintendente.
“De janeiro até hoje a empresa não recebeu mais reclamações referentes ao abastecimento na referida rua. As melhorias prontamente realizadas no abastecimento do município surtiram efeitos muito positivos com relação à disponibilidade e qualidade da água”, diz Souza.
Ele afirma que todas as informações serão apresentadas ao Ministério Público.
Confira a nota na íntegra
A Guabiruba Saneamento foi notificada no dia 6 de abril, pelo Ministério Público, sobre o inquérito que envolve fornecimento de água. É importante salientar que o caso refere-se especificamente a uma situação na Rua Rudolfo Schroeder, no bairro Pomerânia.
Em 2020, clientes reclamaram do abastecimento na região e, em dezembro, o MP informou a empresa sobre o fato, oficializado agora na forma de inquérito. Vale destacar que, de dezembro de 2020 até agora, a Guabiruba Saneamento já realizou diversas melhorias no abastecimento da rua, como a instalação de descarga de rede para manutenção da qualidade da água e intensificação do monitoramento do abastecimento. Até o final do mês será instalado um ponto de monitoramento por telemetria, que será muito importante para a realização do controle do abastecimento 24 horas por dia na região.
De janeiro até hoje a empresa não recebeu mais reclamações referentes ao abastecimento na referida rua. As melhorias prontamente realizadas no abastecimento do município surtiram efeitos muito positivos com relação à disponibilidade e qualidade da água. No prazo devido, todas as informações necessárias serão detalhadamente apresentadas ao MP. Como sempre, a Guabiruba Saneamento continua com sua postura transparente e coloca-se à disposição para todos os esclarecimentos ao MP e à população.
Guilherme Paladini de Souza
Superintendente da Guabiruba Saneamento