Guabiruba tem Dia D de vacinação contra Sarampo neste sábado, 30
Atendimento será realizado das 8h às 17h na Policlínica do município
Atendimento será realizado das 8h às 17h na Policlínica do município
Esté sábado, 30, é mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, desta vez com foco em sarampo e febre amarela, e o atendimento será realizado na Policlínica de Guabiruba das 8h às 17h a todas as pessoas com mais de seis meses de idade.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, cerca de 30 casos de sarampo já foram confirmados no estado e outros 30 estão em investigação. Em Guabiruba, um caso foi confirmado neste ano.
O sarampo é uma das doenças mais contagiosas, que se espalha facilmente pelo ar e tem alta transmissão em locais aglomerados com pouca ventilação. As formas mais comuns de transmitir a doença é ao tossir, falar, espirrar, etc. Depois da saída da pessoa doente, o vírus ainda permanece por 30 minutos no local.
Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outros 18 indivíduos em média. A única forma de tornar o corpo resistente ao sarampo é com a vacinação. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas pelo corpo e olhos avermelhados. Ao primeiro sinal, o paciente deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível.
Se não for tratado, o sarampo pode causar inúmeras complicações para a saúde e até mesmo levar à morte.