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Guabiruba inaugura o seu primeiro Biergarten neste sábado

Estabelecimento faz parte do Empório Bioleben e atenderá de quarta-feira a domingo

No próximo sábado, 2, o primeiro Biergarten de Guabiruba abrirá as portas, com o objetivo de se tornar um ponto turístico regional. Com a proposta de harmonizar produtos guabirubenses e cervejas artesanais fabricadas na região, o Biergarten fica ao lado do tradicional restaurante Schumacher.

O Biergarten atenderá de quarta-feira a domingo, das 13h às 19h30, e o estabelecimento faz parte do Empório Bioleben, que abriu suas portas há oito meses disponibilizando souvenirs e produtos da cidade.

A proprietária Fernanda Kormann é integrante da Associação Visite Guabiruba (Avigua) e presidente do Conselho Municipal de Turismo. Ela acredita no potencial turístico da cidade e, com a ajuda da Avigua, tem conseguido estruturar o Bioleben e agora o Biergarten.

“A cerveja artesanal tem muitos adeptos e sentindo essa demanda decidimos abrir o Biergarten. Além disso, muitos turistas que já frequentam o Schuma procuram o Bioleben em busca de uma sobremesa típica como o strudel. Identificamos uma demanda reprimida, vislumbramos uma oportunidade e decidimos expandir as atividades, abrindo o Biergarten”, afirma.

Tradicionais na Alemanha, os biergartens (bier: cerveja, garten: jardim) são conhecidos pela venda de cervejas e outras bebidas em espaços abertos, reunindo famílias e amigos. O Biergarten de Guabiruba está situado em área central e instalado em um deque arborizado, dispondo de estacionamento e espaço para bicicletas.

Ao som da natureza, um parquinho infantil integra o espaço. Inicialmente, as harmonizações serão com as cervejas artesanais do tipo Pilsen, Weizen, Ipa, Rauch e Porter, todas produzidas na região.

A iniciativa é vista como importante para promover o turismo na cidade e também na região. A presidente da Avigua, Rosemari Glatz, destaca a venda dos produtos locais. “Essa cooperação entre todos os produtores é trabalhada e incentivada pela Avigua. Nessa área ninguém é concorrente. Um ajuda e fortalece o outro. O trabalho é coordenado e coletivo”, diz.

Rosemari enfatiza a importância da visão regional do turismo. “É preciso somar forças. É muito importante agregar valor a algo que já existe. Não é preciso inventar a roda. Temos o restaurante Schumacher, o querido ‘Schuma’, tradicionalíssimo por sua comida alemã e arquitetura típica. O Empório e Biergarten, instalados ao lado do ‘Schuma’, vão fortalecer ainda mais o ponto, pois preenchem uma lacuna importante no segmento turístico: a venda de souvenir e a harmonização de cervejas artesanais produzidas na região”, pontua.