Guabirubense que esteve em camping com amigos testa positivo para Covid-19
Secretaria de Saúde monitora pessoas que estavam com ela durante o evento
Uma moradora de Guabiruba, que está infectada com o novo coronavírus, participou de um camping em um hotel no último fim de semana, entre os dias 30 e 31 de maio. No entanto, a paciente não sabia que estava com a doença, que só foi confirmada nesta quarta-feira, 3, segundo a secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt.
A paciente procurou a pasta e fez o teste para Covid-19 na terça-feira, 2, mas o resultado chegou nesta quarta-feira. Até o momento, nenhum dos outros jovens que estavam no hotel procuraram a Secretaria de Saúde.
No entanto, a secretária afirmou que essas pessoas estão sendo monitoradas pela pasta. Segundo Patricia, ainda não é possível mensurar quantos casos novos podem surgir na cidade.
Circulam boatos nas redes sociais de que 15 pessoas estavam no camping, mas a secretária não soube informar se esse número procede. Além de moradores de Guabiruba, também haviam moradores de Brusque na viagem.
Monitoramento dos jovens em Brusque
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, informou que até o momento nenhum dos moradores de Brusque que participaram do camping procuraram a secretaria. Por esse motivo, ele pede que os jovens que estiveram no hotel neste fim de semana se dirijam até o Centro de Triagem para que possam ser monitorados pela pasta e possivelmente realizar o teste de Covid-19.
“Eu não sei o que passa pela cabeça desses pais dessa juventude que liberam as crianças para fazerem acampamento e acabam acontecendo essas coisas. Ficamos bastante entristecidos com isso e pedimos que quem esteve presente no acampamento vá ao nosso Centro de Triagem”, declara.
O secretário destaca que é preciso evitar aglomerações e recorda que qualquer tipo e evento está proibido conforme o decreto estadual. “O governo do estado proíbe esse tipo de evento justamente pelo alto grau de contato interpessoal que existe nessas relações. Acampamento ou camping não deixa de ser um evento”. Segundo ele, até o momento não se sabe quem promoveu o acampamento.
Fornari esclarece que as limitações impostas pelo governo ocorrem em função da proteção da população. “A princípio são todos jovens e teríamos menor preocupação, mas a gente sabe que toda criança tem um pai, mãe e um idoso que pode estar sob risco se essa criança estiver contaminada”, finaliza.