Guabirubense realiza exposição inédita e gratuita no Museu Virtual de Literatura Catarinense

Méroli Habitzreuter é curadora e autora do projeto que contará com ilustrações da artista brusquense Silvia Teske

Guabirubense realiza exposição inédita e gratuita no Museu Virtual de Literatura Catarinense

Méroli Habitzreuter é curadora e autora do projeto que contará com ilustrações da artista brusquense Silvia Teske

A guabirubense, Méroli Habitzreuter, irá realizar uma exposição no Museu Virtual de Literatura Catarinense (MEIEMBIPE). O projeto é inédito e será o primeiro realizado desta forma. O tema da exposição será: “eu não gosto de boneca”. O evento é totalmente gratuito.

A ideia é baseada em microcontos escritos por Méroli no livro “Boa noite ao tempo” e trará ilustrações da artista brusquense Silvia Teske. O projeto conta com o apoio do Instituto de Literatura Catarinense, lei Aldir Blanc, Fundação Cultural de Guabiruba, Secretaria da Cultura e Ministério do Turismo. A duração da exposição será de seis meses.

A iniciativa do tema traz a proposta de criar interfaces entre palavra e imagem, por meio de produções literárias contemporâneas (microcontos) e releituras (ilustrações). O projeto uni também um laço existencial da escritora e da artista visual, em uma simbiótica troca de perspectivas.

As narrativas literárias abordam a condição feminina sob a ótica das bonecas, observando as subjetividades que envolvem os padrões assumidos pela mulher na
contemporaneidade. Estas que são divinamente, reforçadas pelas ilustrações que, em uma mistura do desenho e da pintura, abusam da linguagem que remete ao cartum e ao grafite, em narrativas com personagens arquetípicos da condição feminina.

Boneca Gueixa / Silvia Teske

Méroli, que é responsável pelo Museu e a curadora da exposição, falou um pouco sobre sua visão do projeto. “Considero ele totalmente necessário, no sentido de disponibilizar um ambiente permanente e inovador para a democratização, valorização e estímulo da “memória literária” catarinense e de seus autores. Me deixa super empolgada participar do processo por ser aberto, dinâmico e gratuito, além de propor a experimentação e fruição da literatura do estado de maneira intuitiva e interativa”.

“Ser a autora da Exposição de Lançamento do Museu Virtual é uma experiência única, ainda mais estando ao lado da incrível artista visual Silvia Teske. Eu admiro muito o trabalho dela! Isso me faz ser também expectadora desse processo”, finaliza.

Boneca de pano. Exemplo de obras que estarão expostas no Museu.

Silvia Teske, a ilustradora o projeto, também falou sobre a importância de participar do movimento. ” A exposição é importante, principalmente pelo envolvimento que tenho com essas ilustrações que tem a ver com minha relação com o trabalho da Méroli. Amei desde a primeira vez que vi os textos. Tenho uma relação com a figura feminina muito forte e isso começou já na infância com a minha atração por bonecas”, conta.

Como conhecer

Clique aqui para acessar o Instituto.
Clique aqui para acessar o Museu Virtual.
Clique aqui para acessar a exposição.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo