Guabirubense se prepara rumo à prova mundial do Ironman
Felipe Eilert dos Santos está entre os melhores do mundo em sua faixa etária
Felipe Eilert dos Santos está entre os melhores do mundo em sua faixa etária
O dentista, vereador e triatleta guabirubense Felipe Eilert dos Santos, de 49 anos, disputará a prova mundial do Ironman 70.3 em Nice, no sudeste da França, em 8 de setembro. Ele estima que vá competir com cerca de 200 atletas, entre profissionais, semi-profissionais e amadores, de diversas partes do mundo. É sua terceira participação no Ironman mundial, a segunda na prova 70.3.
Representando a Associação de Triathlon de Brusque (Atribrusque), Santos conseguiu a classificação ao mundial ainda em novembro de 2018, quando terminou o desafio 70.3 em Buenos Aires com um tempo de 4h41min58. Com o ótimo desempenho, ele ficou na nona posição na categoria de 45 a 49 anos, e em 148º lugar geral.
A prova Ironman 70.3 tem metade do trajeto da prova completa, ou seja: são 1,9 quilômetros de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. São 113 km, aproximadamente 70,3 milhas.
Em 2019, por seus desempenhos e pontuações recentes no ranking Santos foi reconhecido com o selo Ironman Silver All-World Athlete (AWA). Significa ainda que entre os atletas de sua atual categoria (de 50 a 54 anos) ele faz parte dos 5% melhores do mundo. O guabirubense completa 50 anos em 14 de outubro.
“O objetivo é ter um bom desempenho, fazer um bom tempo. Quem sabe estar entre os dez primeiros? Seria espetacular. E poder participar do mundial, entre pessoas que de fato vivem do triatlo, é um privilégio. É um nível muito alto, são os melhores do mundo”, relata.
O atleta ainda acredita que não deverá ser prejudicado pelo calor, um fator que costuma incomodá-lo em algumas provas. “Como será em setembro, na França, deve ser uma meia-estação, acho que não haverá grandes problemas.”
Pelos próximos três meses, o atleta vai se preparar com uma série de treinos específicos, que muda à medida que a data da prova se aproxima. Uma dieta especial também é necessária.
A rotina de treinos envolve as atividades do triatlo: natação, ciclismo e corrida. A princípio, os treinos na natação são realizados três vezes por semana, com 3km sendo percorridos por dia. Em relação ao ciclismo, é possível simular o terreno montanhoso de Nice, capital do departamento dos Alpes Marítimos, com os tradicionais morros de Guabiruba e Botuverá.
“Até metade de agosto, mais ou menos, há o pico de treinos, com intensidade máxima, e depois, quando faltam cerca de 15 dias para a prova, o ideal é fazer treinos de menor intensidade, para evitar lesões mas sem perder o condicionamento”, explica.
Local
Localizada no litoral sudeste da França, Nice está localizada na Riviera francesa, região também conhecida como Costa Azul (Côte d’Azur, em francês). A primeira vez que a cidade sediou um evento Ironman foi em 2005. A edição de 2019 é a primeira dos mundiais a ser realizada na França.
Nos dias 7 e 8 de setembro, são esperados em Nice mais de 6 mil atletas vindos de mais de 100 eventos classificatórios realizados ao redor do mundo, em países como África do Sul, Alemanha, Áustria, Austrália, China, Espanha e Suécia, entre outros.