Sem Crislan e Fernandinho, Brusque visita o Guarani para iniciar o returno da Série B
Quadricolor deve realizar treinos táticos apenas em Campinas
O Brusque não terá Crislan nem Fernandinho para a partida diante do Guarani, que começa às 11h deste domingo, 24, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto Crislan sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e não viaja com o time, Fernandinho tem um problema muscular. Esta será a primeira partida do quadricolor no returno, tendo vencido o Bugre também na estreia, realizada na Ressacada.
A situação de Crislan preocupa Luan Carlos e o departamento médico quadricolor, conforme relatado pelo técnico em coletiva. O lateral-direito Toty e o meia Diego Jardel seguem no departamento médico, assim como o zagueiro Sandro. Alex Ruan, que foi desfalque de última hora contra o CRB por febre e inflamação na garganta, segue fora.
“Num primeiro momento do Toty era só questão de adutor. Hoje já se constatou, num novo exame, uma inflamação no reto abdominal também. Então o Toty deve ficar fora por mais quatro, cinco semanas, no mínimo. E o Diego Jardel, menos que isto, mas não tão pouco”, comenta o treinador.
Apesar do desgaste elevado do elenco citado por Luan Carlos, não há outros desfalques cogitados. “A gente vai fazer uma reavaliação hoje da situação do Airton, do Pará, mas a gente acredita que eles vão ter condições. A situação do Álvaro não preocupa tanto, foi um dos jogos em que ele conseguiu manter seu nível físico e fisiológico de forma bem qualificada.”
Fernandinho foi confirmado oficialmente como desfalque na manhã desta sexta-feira, 22. O atacante concedeu coletiva de imprensa logo antes de Luan Carlos e havia afirmado que estava bem para enfrentar o Guarani. Contudo, fica fora por um desconforto muscular.
O time titular nos jogos contra CRB e Grêmio fez trabalhos físicos na academia nesta quinta-feira, 2. “Tivemos a viagem de volta de Maceió. Perdemos o domingo viajando e na segunda, já era o jogo do Grêmio. E a gente tem as 48 horas, quando termina o jogo, o cansaço vem nas 48 horas. Hoje seria este cansaço maior dos atletas e a gente optou por acelerar esta recuperação deles, e fazer os trabalhos posicionais lá em Campinas”, explica Luan Carlos.
“Os atletas que iniciaram o jogo foram os mesmos que iniciaram em Maceió, então o nível de desgaste é muito alto. A gente espera que este nível de desgaste não seja o suficiente para tirar algum destes jogadores do jogo de Campinas. A gente vai ter esta certeza hoje”, completa.
Quem não foi titular e está apto para jogo treinou na quarta-feira, 20, e na quinta-feira, 21, inclusive com trabalhos táticos.
Um time provável para começar contra o Guarani tem Jordan; Pará, Éverton Alemão, Wallace, Airton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar, Balotelli; Álvaro; Júnior Todinho e Fernando Nathan (Alex Sandro).
O quadricolor não tem atletas suspensos para a partida. Cinco jogadores estão pendurados: o meia Álvaro; os volantes Luiz Antônio e Zé Mateus; e os zagueiros Bruno Aguiar e Wallace.
Recém-chegado, o atacante Fernando Nathan está à disposição do técnico Luan Carlos. Paulo Baya, outro atacante apresentado na quarta-feira, 20, aguarda a regularização de suas documentações e não viajará a Campinas. A rescisão de seu contrato com o Avaí foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta-feira, 21.
Guarani
O Guarani é o vice-lanterna da Série B, com 18 pontos, empatado com o 18º, Náutico, e à frente do Vila Nova, que tem 14. Dos últimos dez jogos, venceu dois, empatou quatro e perdeu outros quatro. Vem de empate sem gols com a Chapecoense na Arena Condá e de uma derrota no Brinco de Ouro diante do Bahia. Seu melhor momento recente foi a vitória por 1 a 0 sobre o atual líder, Cruzeiro.
Não há desfalques por suspensão. O volante Leandro Vilela está pendurado, assim como o zagueiros Ronaldo Ralves e Derlan; o meia Silas; e os atacantes Nicolas Careca e Lucão do Break, sendo que este está negociando uma transferência ao Paysandu. No departamento médico, o principal desfalque é o meia Giovanni Augusto, com lesão muscular na coxa direita.
Um time provável tem Kozlinski; Ludke (Lucas Ramon), João Victor, Derlan, Jamerson; Rodrigo Andrade (Eduardo Person), Isaque, Leandro Vilela; Bruno José, Nicolas Careca e Júlio César (Maxwell).
Retrospecto
Brusque e Guarani se enfrentaram três vezes. Depois de perder por 4 a 1 no primeiro turno da Série B de 2021, em Campinas, o Brusque venceu por 2 a 0 no returno. Na estreia da Série B de 2022, na Ressacada, o quadricolor saiu vitorioso com o placar de 1 a 0.
Guarani x Brusque em tempo real
Acompanhe Guarani x Brusque com a descrição dos lances em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 10h30.
Atualização em 22/07/2022, às 18h50: Inclusão das informações referentes à ausência de Fernandinho na partida contra o Guarani.