Guia Série D 2018: conheça elenco, preparação e adversários do Bruscão

Quadricolor tenta pela quinta vez alcançar o sonho do acesso à Série C

Guia Série D 2018: conheça elenco, preparação e adversários do Bruscão

Quadricolor tenta pela quinta vez alcançar o sonho do acesso à Série C

Desde que o Campeonato Brasileiro Série D foi criado, em 2009, esta será a quinta vez que o Brusque Futebol Clube tenta o sonhado acesso à Série C. O quadricolor participou, inclusive, da edição de estreia, mas foi somente em 2016 que conseguiu avançar, pela primeira vez, à segunda fase da competição. Em 2017 repetiu o feito, mas mais uma vez foi o máximo que o clube chegou.

Para mudar esta situação, a diretoria do Bruscão teve rapidez nas contratações. Formou um grupo com peças de reposição em todas funções e equilibrou entre experientes, como o atacante Lima, e jovens promessas, como o atacante Tiago Pará.

Além disso, renovou com 17 atletas que disputaram o estadual, sendo que muitos deles atuam no clube há anos, para contar com uma espinha dorsal já entrosada. A equipe completou três semanas de treinamento com a realização de dois jogos-treino, sendo uma vitória por 2 a 0 contra o Metropolitano em Blumenau e um empate em 0 a 0 contra o Sub-19 do Atlético Paranaense no CT Rolf Erbe.

Na comissão técnica do Brusque permaneceu o técnico Pingo, que fez dois bons trabalhos em 2014 e 2017, mas não repetiu o feito em 2018. Porém, se os principais defeitos do time no estadual foram o desgaste físico e as lesões, também houve mudança no setor. George Castilhos volta ao clube após uma atuação elogiada em 2017, que lhe rendeu prêmio entre os melhores do Catarinense.

Os adversários da primeira fase (entenda o regulamento da Série D no destaque) são o Mogi Mirim (SP), o São José (RS) e o Prudentópolis (PR). O Zequinha será o primeiro desafio do clube, já neste sábado, 21, 16h, no estádio Passo d’Areia, no Rio Grande do Sul.

A estreia em casa será no dia 28, também um sábado, contra o representante paranaense. O primeiro turno fecha para o Brusque com jogo fora de casa contra o Mogi, às 16h de um domingo, 6 de maio.

Semana de treinos
O Brusque teve, nesta semana que passou, os dias mais exigidos na planilha de treinamentos da comissão técnica. Foram trabalhos nos dois períodos, com apenas uma folga na manhã de terça-feira. A equipe treinou também no sintético do Bandeirante por dois dias, para se adaptar ao mesmo tipo de solo que encontrará no estádio Passo d’Areia.

Preparador físico do elenco, George Castilhos crê que houve uma melhora na condição do grupo desde que o trabalho voltado para a Série D iniciou. “Evoluíram bastante, principalmente os atletas que estão desde o começo. Alguns jogadores que chegaram por agora, como Lima e Rodrigo, ainda precisam de um tempo maior de adaptação, mas conseguimos bons resultados”.

Castilhos comemorou também o calendário da Série D, que separa jogos apenas nos fins de semana. “É o ideal, inclusive na Europa é feito assim. Você recupera cada jogo e consegue fazer um trabalho individualizado. Chega a ser desumano fazer o atleta jogar a cada três dias, como é comum no calendário do Brasil”.

O elenco quadricolor viajou ontem à tarde para Porto Alegre. Consta na programação ainda um treino no Centro de Treinamentos do Internacional, às 10h de hoje.

Fórmula da competição
Na primeira fase, 68 clubes disputam a competição em busca das vagas para a próxima etapa. As equipes são divididas em 17 grupos, sendo que 32 clubes avançam: todos os primeiros colocados e mais 15 segundos colocados – os piores segundos colocados em pontuação estão de fora da segunda fase.

A segunda etapa já inicia a fase mata-mata, com jogos de ida e volta, sempre decidido na casa de quem tem a melhor campanha. Se passar da segunda fase, o Bruscão chega pela primeira vez às oitavas de final. Na sequência há as quartas de final e, somente passando essa etapa e chegando às semifinais, são conhecidos os quatro times que ascendem para a Série C.

Conheça os adversários da primeira fase

Esporte Clube São José

Ilustração: Ed Carlos

Apelido: Zequinha
Fundação: 24 de maio de 1913
Mascote: São José
Estádio: Passo d’Areia
Cidade: Porto Alegre (RS)
Cores: azul e branco
Datas dos jogos com o Brusque: 21/04 e 27/05

O São José chega no grupo com status de favorito não apenas à classificação para a segunda fase, mas também a terminar como líder. A equipe gaúcha foi semifinalista do estadual, deixando a classificação escapar no detalhe para o Brasil de Pelotas.

A equipe perdeu atletas importantes, como o zagueiro Éverton Alemão, mas mesmo assim conseguiu manter uma base. Em 2017, o time bateu na trave ao chegar nas quartas de final e ser eliminado – bastava apenas mais esta classificação para chegar à Série C. Desta vez, portanto, o Zequinha não quer deixar a chance escapar mais uma vez.

Mogi Mirim

Ilustração: Ed Carlos

Apelido: Sapão
Fundação: 1 de fevereiro de 1932
Mascote: Sapo
Estádio: Vail Chaves
Cidade: Mogi Mirim (SP)
Cores: vermelho e branco
Datas dos jogos com o Brusque: 06/05 e 13/05

Em grave crise administrativa, o Mogi Mirim tenta buscar as últimas forças que têm para um acesso que parece utópico. O clube caiu recentemente para a última divisão do Campeonato Paulista e tem os mais diferentes problemas financeiros: chegou a ficar devendo R$ 97 em bananas.

Acumula-se à história recente do Sapão a greve e abandono de jogadores, que por atraso de salários se amotinaram em uma partida da Série C de 2017 e fizeram o clube perder por WO. Nos bastidores da bola cogitava-se a desistência do time paulista da Série D, mas a participação foi confirmada.

Prudentópolis

Ilustração: Ed Carlos

Apelido: Tigrão
Fundação: 1º de setembro de 2007
Mascote: Tigre
Estádio: Newton Agibert
Cidade: Prudentópolis (PR)
Cores: azul, verde e branco
Datas dos jogos com o Brusque: 28/04 e 20/05

O jovem Prudentópolis representa uma cidade de cerca de 50 mil habitantes do Sudeste do Paraná. Com 10 anos, o clube mudou para o nome atual há apenas cinco. O momento do time, contudo, não é dos melhores. A equipe encerrou o Campeonato Paranaense com apenas uma vitória, e foi rebaixado para a segundona estadual.

Buscando a virada de página, o Prude já surpreendeu ao vencer o Santos Sub-23 em jogo-treino da preparação para a competição nacional. Será apenas a segunda vez que o time disputa uma competição nacional, sendo a primeira com o novo nome.

Conheça o elenco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio