Há mais de 20 anos em Brusque, Oficinas de Oração e Vida ajudam fiéis a se conectarem com Deus
Serviço criado em 1984 pelo frei Ignacio Larrañaga ensina às pessoas um método prático de oração
Há mais de 20 anos, Brusque integra a rede das Oficinas de Oração e Vida, um serviço dentro da igreja católica que tem como objetivo ensinar aos fiéis um método prático de oração, de uma maneira ordenada e progressiva, até chegar aos mais altos níveis de contemplação.
A oficina foi criada pelo frei Ignacio Larrañaga, em 1984, em Santiago, no Chile, como um serviço de animação eclesial para fortificar a fé. O serviço é aberto a todas as pessoas que buscam a Deus, independente de seu credo religioso.
O gerente comercial Tarcisio Tomasi é um dos 13 guias espirituais das Oficinas de Oração e Vida em Brusque. Ele conheceu o serviço por meio de uma amiga, decidiu fazer e nunca mais parou. Já são 18 anos de participação.
Veja também:
Avançam investigações para identificar quem arrancou 17 mudas de árvores em Guabiruba
Saiba quando começam as aulas das escolas, creches e universidades da região de Brusque
Brusquense faz sucesso como guia turística e celebrante de casamentos na Costa Amalfitana, na Itália
“Eu era catequista e havia largado essa parte da catequese, me afastado e procurava uma maneira de evangelizar os adultos. Quando conheci as oficinas foi um grande diferencial. Vi a oportunidade de trazer de volta muitas pessoas para a igreja”, diz.
Ele explica que existem oficinas para adultos, jovens e crianças, mas em Brusque a que mais se aplica é a de adulto. Por ano, são realizadas duas oficinas, uma em cada semestre. Cada uma tem 15 encontros, sendo um por semana, com duração aproximada de duas horas. “Esses encontros são bastante dinâmicos, temos oração, canto, leitura, meditação da Palavra, momentos de silêncio, partilha”, destaca.
Tomasi ressalta que, nos encontros, os participantes aprendem, por meio da Bíblia, as modalidades de oração, que são as diferentes maneiras de se relacionar com Deus. “O objetivo principal é levar a pessoa a fazer uma experiência pessoal, transformante com Deus, através da Palavra e da oração e, com isso, resolver problemas, medos, ansiedades, angústias”.
O guia afirma que a oficina proporciona qualidade de vida espiritual e física. “Conserta o espiritual e melhora o dia a dia. Aprendemos a enfrentar com fé os desafios que se apresentam, colocar em Deus a confiança, a expectativa, depositar nele a confiança que tudo pode ser resolvido pela oração”.
Coordenadora da Oficina de Oração e Vida de Brusque, a costureira Rosana Pettermann de Souza participa do serviço desde 2011, quando foi convidada a integrar o grupo e se apaixonou pela metodologia.
Veja também:
Por que é difícil evitar alta rotatividade de médicos na saúde pública da região
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Incêndio destrói casa no bairro Velha Grande, em Blumenau
“Na oficina se aprende a orar, a ter uma intimidade com Deus. Praticamos muito o silêncio, a cada semana é uma sessão diferente e uma vai encaixando na outra. Aprendemos a orar com a Bíblia, que é muito importante, fui aprender a ter amor pela Palavra com 42 anos, depois que comecei a participar”.
Os encontros são realizados nos salões paroquiais das igrejas, escolas ou até mesmo em casas de família e cada um dos 13 guias habilitados é responsável por ministrar a oficina em uma localidade. A próxima oficina inicia na segunda semana de março. Quem tiver interesse, pode obter mais informações na Paróquia São Luís Gonzaga ou com Rosana, coordenadora da oficina, pelo telefone: 3355-0216.
“Minha vida tem duas fases, uma antes e outra depois das oficinas. Aprendemos a aceitar as pessoas como são. Melhora muito nossa qualidade de vida”, ressalta Rosana.