X
X

Buscar

Há um ano: relembre passagem do ciclone bomba por Brusque e região

Diversos estragos foram registrados no município

No dia 30 de junho de 2020 parte da cidade de Brusque registrou estragos com a passagem de um ciclone extratropical. Diversas pessoas foram afetadas pelos ventos, que atingiu casas, escolas, locais públicos, entre outros.

Uma pessoa morreu no desastre. Trata-se de Alacir Fusinato Júnior, que foi surpreendido pela força dos ventos enquanto fazia a travessia da ponte pênsil do bairro Limoeiro. Ele e sua esposa, Djeine Machado, caíram da ponte. Ela conseguiu sobreviver.

Alacir caiu no leito do rio Itajaí-Mirim e o corpo dele foi encontrado por familiares após dias de buscas. Após um ano do desastre, a estrutura danificada da ponte pênsil ainda está no local, sinalizada para que pessoas não façam a travessia.

Segundo dados do governo do estado, 152 municípios catarinenses registraram ocorrências em função das rajadas de vento, que ultrapassaram os 130 km/h. À época, o governador Carlos Moisés (PSL) decretou estado de calamidade pública em Santa Catarina.

Entre os desastres urbanos, a placa do Fort Atacadista caiu com as fortes rajadas de vento. As grandes árvores do Cemitério Municipal Parque da Saudade também desabaram. Em meio ao ciclone, Brusque ficou sem energia elétrica em 37,7% das unidades consumidoras.

Divulgação

Parte da estrutura do estacionamento da Unifebe foi danificada e os vidros do prédio da instituição quebraram. O letreiro do hotel Blue Tree, no Centro de Brusque, despencou do alto do prédio e caiu na calçada.

Moradores de Brusque registraram o momento em que os ventos arrancaram parte da estrutura de residências, estacionamentos, lojas e escolas.

O telhado do terminal urbano de Brusque também foi danificado, além da Sociedade Esportiva Bandeirante, que registrou diversos estragos.

Divulgação

Outras cidades da região, como Guabiruba, São João Batista, Itajaí, Balneário Camboriú e Ilhota também registraram estragos. O município de Chapecó também foi muito afetado.

Dias após a passagem do ciclone, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou Santa Catarina para conferir o desastre. A Caixa Econômica Federal liberou o saque emergencial do FGTS para algumas famílias atingidas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube