Handebol Brusque estreia na Liga SC neste fim de semana
Equipe masculina joga três partidas no sábado, 30, na Arena
Equipe masculina joga três partidas no sábado, 30, na Arena
Os times feminino e masculino de handebol de Brusque se preparam para a disputa da Liga Santa Catarina, que começa neste fim de semana. A equipe masculina joga três partidas pela Chave C neste sábado, 30, na Arena Brusque, e estreia contra Blumenau, às 8h45. As mulheres começam a competição também neste sábado, 30, contra a Blumenau/Furb, às 8h45, na Associação dos Servidores Municipais de Timbó.
A competição
A liga foi criada em 2017 por um grupo de dirigentes divergentes da Federação Catarinense de Handebol. Em 2019, 32 times estão inscritos na categoria adulto: 17 no masculino e 15 no feminino.
Veja também:
Bancos têm acesso aos dados do INSS e bombardeiam moradores de Brusque e região com ofertas
Responsável interina pelo Cartório Gevaerd é indicada pela Justiça
Músico brusquense cego faz sucesso em programa de rádio
Todas as equipes inscritas começam jogando entre si. No decorrer do campeonato, elas são alocadas para três escalões diferentes: as séries Ouro, Prata e Bronze, divisões sem acesso ou rebaixamento. O campeão e o vice da Série Ouro, tanto no masculino quanto no feminino, garantem vaga para disputar a Copa Sul-Brasileira de Handebol no ano seguinte.
Manutenção
As equipes são mantidas com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque, que fornece material e cede a Arena Brusque para treinos noturnos duas vezes por semana. Para 2019, a equipe feminina conseguiu a bolsa-técnico para o treinador. Antes, o trabalho desenvolvido era totalmente voluntário.
Os custos ao longo do ano também têm o apoio de patrocinadores. Mais de 30 empresas privadas já passaram pelas equipes, e atualmente 14 auxiliam em despesas como inscrições para campeonatos e uniformes: Havan, Staack Tinturaria, Diego Moura consultor de imóveis, Lethex Têxtil, MD Multimarcas, Hang Têxtil, MH Tinturaria, Prime Color, NNtrade Import & Export, Planifik Imóveis, Nei Assessoria, Aero Amil, Lepet e Galanos Design.
Preparação para os Jasc
A equipe masculina vê a Liga SC como uma preparação para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A equipe conta com reforços de atletas experientes, e pretende ganhar força para superar seu desempenho nos Jasc.
“Nossa melhor colocação é o quinto lugar. Tentaremos chegar pelo menos à quarta posição e a liga é importante para alcançarmos este objetivo nos Jasc”, explica o atleta Leandro Noldim, que também é um dos patrocinadores das equipes masculina e feminina.
Reforços para elas
O time feminino tem 20 atletas no elenco, sendo a partida começa com sete titulares. O técnico Emílio Rosa deve utilizar um revezamento de atletas durante a partida para fortalecer a equipe nas fases de ataque e defesa. O elenco tem o reforço de seis jogadoras experientes, que vem de outros municípios.
Integrante do elenco e auxiliar burocrática, Aristea Galanos confia nos reforços para que Brusque termine a liga com bons resultados. “Esperamos ter mais altura na nossa equipe. Até a etapa final vamos enfrentar equipes altas e fortes, dificultando a nossa defesa, mas temos expectativas de fazer um bom desempenho neste ano.”
Liga feminina
Chave A – Associação dos Servidores Municipais de Timbó
Após o fim da primeira fase, com equipes distribuídas de forma regionalizada, as equipes são reagrupadas em mais quatro chaves. Ao fim da segunda fase, as quatro melhores vão à Série Ouro, seis intermediárias vão à Série Prata e as cinco piores equipes integram a Série Bronze. A Chave A é sediada em Timbó.
8h45 – Handebol Brusque x Blumenau/Furb
14h – Grifus/Funpeel/Pomerode x Handebol Brusque
15h30 – Handebol Brusque x T-Rex/FME/Timbó
Liga masculina
Chave C – Arena Brusque
O regulamento é igual ao do torneio feminino, mas como há 17 equipes em vez de 15, as sete piores vão à Série Bronze.
8h45 – Handebol Brusque x Blumenau
11h30 – Handebol Brusque x Massaranduba CTPE
16h45 – Jaraguá do Sul/ADHJ/Secel x Handebol Brusque
Veja também:
Escola José Vieira Côrte comemora 100 anos de fundação
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Como o operário conseguiu sobreviver a quatro horas soterrado, em Blumenau