X
X

Buscar

Hemodinâmica do Hospital Imigrantes realiza dois procedimentos inéditos em Brusque

Ambos casos ocorreram nas primeiras semanas de dezembro

O Hospital Imigrantes realizou dois procedimentos inéditos na cidade de Brusque, desde o início deste mês de dezembro. Ambos casos contou com o suporte de equipamento e equipe da Hemodinâmica do hospital.

Trata-se de procedimentos cardíacos com uso de catéteres, ou seja, são menos invasivos do que uma cirurgia. Para isso, são utilizados equipamentos de última geração.

O primeiro procedimento ocorreu no sábado, dia 7, e foi o tratamento de um paciente através do implante de Stent, nome técnico de uma pequena mola, em artéria carótida. 

Para isso, foi utilizada a tecnologia Flat Panel Detector e a subtração digital proporcionada pelo equipamento de Hemodinâmica. Tal tratamento foi realizado com sucesso e o paciente recebeu alta dois dias depois.

Realizado no dia 11, o segundo procedimento foi o tratamento percutâneo de “Shunt Intra Cardíaco”, através da oclusão de uma alteração anatômica do coração chamada de Forame Oval Patente. 

Estes procedimentos foram realizados por equipe multidisciplinar de Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Ecocardiografia e Cardiologia Clínica.

Participaram das cirurgias os médicos Adrian Paulo Morales Kormann, Gustavo Caon Loeff, Humberto Jorge da Silva, Humberto Martins Fornari e José Francisco Vasques Ayres.

A Hemodinâmica do Hospital Imigrantes de Brusque, juntamente com o Pronto Atendimento, UTI Adulto e Sobreaviso de Cardiologia, conta com equipe especializada, 24 horas por dia, que oferece suporte nas situações mais graves e urgentes, como nos casos de infarto agudo do miocárdio.

Hospital Imigrantes/Divulgação

Hemodinâmica na saúde

A Hemodinâmica do Hospital Imigrantes foi inaugurada em dezembro de 2013 e desde então realiza os atendimentos na área de Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Endovascular e Neurologia Intervencionista.

A Cardiologia Intervencionista realiza procedimentos para diagnóstico e tratamento de doenças do coração e vasos sanguíneos, com o uso de cateteres e sem cirurgia. Tais procedimentos também garantem uma recuperação mais rápida ao paciente.

Os principais procedimentos são os cateterismos cardíacos e as cinecoronariografias, para o diagnóstico de doenças que acometem as artérias coronárias, as válvulas cardíacas, o músculo do coração, a aorta e os vasos pulmonares.