História do Pelznickel de Guabiruba será contada em série nacional
Gravações de Na Raiz dos Festejos iniciaram neste domingo no município
Gravações de Na Raiz dos Festejos iniciaram neste domingo no município
A história do Pelznickel de Guabiruba será tema de um dos 13 episódios da série Na Raiz dos Festejos. As gravações no município ocorreram neste domingo, 21, e segunda-feira, 22, na Pelznickelplatz.
Segundo o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, a decoração da casa foi adiantada, para mostrar como é a tradição no Natal. A história local será um dos destaques da série e deve contar também com entrevistas com os pelznickels, além de uma simulação de entrega dos presentes.
“Eles querem ver a tradição, quem faz ela, quem ainda são os mestres, que há muito tempo fazem e passam para os filhos, e como se faz a roupa. Mostrar isso em compilado em um episódio completo”, conta.
A produção é da Gavulino Filmes, de Fortaleza (CE), e aborda tradições de norte a sul do Brasil. O objetivo é apresentar diferentes festejos do Brasil e lendas de forma acessível. Cada episódio terá 26 minutos de duração.
O episódio que mostrará o Papai Noel do Mato guabirubense é o 12, intitulado Festas de Natal.
“A sensação é de reconhecimento do nosso trabalho, que não vem de hoje. Temos pelznickel há mais de 30 anos. Não é algo montado de dias atrás, mas vem da tradição há muitos anos. É o reconhecimento de todo o empenho da sociedade, que com ela a tradição se manteve e ganhou ênfase. Para a gente é um orgulho fazer parte desse projeto nacional e, com certeza, virão muitos ainda”, comenta.
A produção conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Os direitos de veiculação já foram vendidos para uma emissora de TV.
A série Na Raiz dos Festejos apresenta os festejos brasileiros, mostrando de forma leve e jovem, suas lendas, possíveis origens, curiosidades, simbologias e fatos que marcam a história, a beleza e a força das manifestações populares do Brasil.
Por que o boi sempre morre no Bumba-meu-boi? O quê têm em comum entre os brincantes de blocos de rua do Rio de Janeiro e os cavaleiros medievais? Por que as festas de São Benedito se relacionam com a água? Qual a relação do Papai Noel com um monstro ancestral? Esses e outros mistérios serão desvendados na primeira temporada da série.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: