X
X

Buscar

História do Pelznickel de Guabiruba será contada em série nacional

Gravações de Na Raiz dos Festejos iniciaram neste domingo no município

A história do Pelznickel de Guabiruba será tema de um dos 13 episódios da série Na Raiz dos Festejos. As gravações no município ocorreram neste domingo, 21, e segunda-feira, 22, na Pelznickelplatz.

Segundo o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, a decoração da casa foi adiantada, para mostrar como é a tradição no Natal. A história local será um dos destaques da série e deve contar também com entrevistas com os pelznickels, além de uma simulação de entrega dos presentes.

Divulgação

“Eles querem ver a tradição, quem faz ela, quem ainda são os mestres, que há muito tempo fazem e passam para os filhos, e como se faz a roupa. Mostrar isso em compilado em um episódio completo”, conta.

A produção é da Gavulino Filmes, de Fortaleza (CE), e aborda tradições de norte a sul do Brasil. O objetivo é apresentar diferentes festejos do Brasil e lendas de forma acessível. Cada episódio terá 26 minutos de duração.

Gavulino Filmes/Divulgação

O episódio que mostrará o Papai Noel do Mato guabirubense é o 12, intitulado Festas de Natal.

“A sensação é de reconhecimento do nosso trabalho, que não vem de hoje. Temos pelznickel há mais de 30 anos. Não é algo montado de dias atrás, mas vem da tradição há muitos anos. É o reconhecimento de todo o empenho da sociedade, que com ela a tradição se manteve e ganhou ênfase. Para a gente é um orgulho fazer parte desse projeto nacional e, com certeza, virão muitos ainda”, comenta.

A produção conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Os direitos de veiculação já foram vendidos para uma emissora de TV.

Gavulino Filmes/Divulgação

Na Raiz dos Festejos

A série Na Raiz dos Festejos apresenta os festejos brasileiros, mostrando de forma leve e jovem, suas lendas, possíveis origens, curiosidades, simbologias e fatos que marcam a história, a beleza e a força das manifestações populares do Brasil.

Divulgação

Por que o boi sempre morre no Bumba-meu-boi? O quê têm em comum entre os brincantes de blocos de rua do Rio de Janeiro e os cavaleiros medievais? Por que as festas de São Benedito se relacionam com a água? Qual a relação do Papai Noel com um monstro ancestral? Esses e outros mistérios serão desvendados na primeira temporada da série.

Gavulino Filmes/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube