Histórico: Brusque vence Hercílio Luz e está pela primeira vez nas oitavas da Série D
Com vitória por 2 a 0, time decidirá vaga em casa contra o Boavista (RJ)
A sintonia entre os quase mais de 2 mil torcedores presentes no estádio Augusto Bauer e o time do Brusque deu certo mais uma vez. As milhares de vozes fizeram com que o time tivesse uma de suas melhores atuações na vitória diante do Hercílio Luz, pelo jogo de volta do Campeonato Brasileiro Série D. O Bruscão venceu pelo placar de 2 a 0, com um gol emocionante já aos 49 do segundo tempo.
Com o resultado, pela primeira vez na história o Brusque está classificado para o Brasileirão Série D. O time de Waguinho Dias já sabe qual será o próximo adversário: o Boavista (RJ). Os dois times se enfrentaram duas vezes na fase de grupos do campeonato, sendo que houve uma vitória para cada lado.
Enfim, entrou!
Já na primeira partida, contra o Hercílio Luz, o Brusque teve um bom volume de chances de gol. A bola, contudo, teimou em não entrar. Contudo, com paciência e inteligência, enfim o time conseguiu abrir o marcador do confronto durante o primeiro tempo de partida contra o Leão. Além disso, teve duas chances claras de marcar ainda na etapa inicial, não convertidos por um capricho da física.
Antes do único gol do primeiro tempo, muitas chances já haviam sido criadas pelo quadricolor. O primeiro foi logo no primeiro minuto, na cabeçada de Cleyton após cobrança de falta que foi parar no teto da rede. Aos 4 minutos, a bola foi erguida na área em escanteio e Junior Pirambú cabeceou, mas, no susto e no reflexo, Paulo Sérgio, que defendeu o Bruscão no Catarinense, se esticou e deu um tapa. A bola girou em cima da linha, e a torcida chegou a acreditar que ela havia entrado na meta, mas não foi o que aconteceu.
Em termos de jogadas ofensivas, o Brusque foi muito superior. O Hercílio tocava bem a bola e em algumas vezes chegava a cruzar as bolas pra dentro da área, mas sem muita efetividade. Zé Carlos não precisou fazer defesa difícil. Com persistência e qualidade, o Bruscão chegou ao seu primeiro gol, aos 30 minutos. A bola foi bem enfiada para Edilson, que penetrou na área com velocidade e conseguiu o cruzamento curto e rasteiro. No miolo da pequena área estava o oportunista Junior Pirambú, que entrou chapando para as redes e soltando o grito da imensa massa quadricolor.
Aos 45 minutos, parte da torcida chegou a gritar gol em um lance incrível do Bruscão, que por pouco não ampliou o marcador. Thiago Alagoano deu um chapéu no adversário e tocou para Edilson, que descolou o passe para Jefferson Renan na área. O camisa 11 cruzou com perigo, mas Pirambú não chegou a tempo. Assim, o Leão se salvou de não sair perdendo por um placar ainda maior no primeiro tempo.
Emoção e alívio
Bem organizado, o Hercílio Luz chegou com méritos na segunda fase do Brasileirão Série D. Foi por isso que o time não vendeu fácil a vitória para o Bruscão. A equipe foi para cima no segundo tempo, e chegou a acertar uma bola na trave. A pressão era muita, a torcida não via a hora de o jogo acabar. Eis que, com toque de Waguinho Dias, surgiu um herói do banco de reservas.
Este mesmo herói já havia crescido em outro momento contra o Hercílio Luz. Final de Copa Santa Catarina, bola na marca do cal para Zé Mateus nas cobranças de pênalti. Com frieza, ele colocou ela lá dentro. Talvez inspirado por enfrentar o mesmo adversário, foi o responsável por abrir mais de 2 mil sorrisos no Gigantinho.
Entrando no segundo tempo, ele deu mais agilidade no meio-de-campo. Quando o árbitro apontou mais cinco minutos de acréscimo, todos prenderam a respiração. Eis que Zé Mateus pega uma bola no meio-de-campo e resolve avançar. Ele passou por dois marcadores, depois driblou mais um zagueiro na área e ficou diante de Paulo Sérgio. Aí aquela mesma frieza da cobrança de pênalti foi capturada pelo atleta: chute para as redes e alegria nas arquibancadas. Foi a cereja do bolo para uma incrível partida do Bruscão.
Ficha técnica
Brusque
Zé Carlos
Edilson
Cleyton
Neguete
Airton
Gama
Thiago Alagoano (Rodney)
Romarinho
Jefferson Renan
Fio (Thiago Henrique)
Junior Pirambú (Zé Mateus)
Téc. Waguinho Dias
Hercílio Luz
Paulo Sérgio
Thiago Machado (Matheusinho)
Murilo
Carlão Farias
Vava
Maycon
Janderson
Mateus Arence (Sayão)
Juliano
Léo Bahia
Kayron (Juazeiro)
Téc. Julio César Nunes
Data: 23/6/2019
Hora: 16h
Local: estádio Augusto Bauer, em Brusque
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
Gols: BRU – Junior Pirambu (30 min, 1ºT), Zé Mateus (49 min, 2º T)
Cartões amarelos: BRU – Romarinho, Cleyton, Neguete, Zé Carlos; HER – Murilo, Léo Bahia
Público: 2.273
Renda: R$ 46.520