Homem cai de 3 metros de altura quando limpava telhado em Brusque

É o segundo caso em menos de uma semana

Homem cai de 3 metros de altura quando limpava telhado em Brusque

É o segundo caso em menos de uma semana

Um homem de 60 anos caiu de 3 metros de altura quando realizava a limpeza de um telhado em uma residência na rua Reinoldo Kuchembecker, Jardim Maluche.

O Corpo de Bombeiros foi acionado socorrê-lo por volta de 13h15 desta segunda-feira, 10. O homem foi levado ao hospital com suspeita de fratura na bacia e escoriações na face.

Este é o segundo caso de queda de telhado em menos de uma semana. No dia 6, outro homem havia ficado gravemente ferido no São Pedro.

Diante disso, os bombeiros emitiram comunicado com dicas de segurança:

1 – Coloque sapatos bem ajustados, com solas de borracha e cadarços amarrados.

2 – Cheque o peso máximo que a sua escada suporta. Esta informação deve estar num adesivo colado nela. Evite usá-la se o seu peso for maior.

3 – Inspecione a escada procurando qualquer parte solta ou quebrada. Não use escada quebrada e verifique se, nos degraus, há óleo, graxa, lama ou outras substâncias escorregadias.

4 – Ache um lugar sólido e plano para firmar a escada. Se possível, coloque os pés dela na terra ou na grama ao invés de concreto. Antes de levantá-la, verifique se o trilho de cima está perto de fios elétricos ou qualquer outra área perigosa.

5 – Ajuste a escada para que haja 30cm entre a base e a parede. Se a escada é de extensão, dê uma boa olhada nas traves. Ela deve se estender três degraus acima do telhado para garantir uma passagem segura.

6 – Fique de frente para a escada e pegue os trilhos com as duas mãos. Na medida em que subir, sempre mantenha três pontos de contato com a escada (dois pés e uma mão, por exemplo).

7 – Mantenha os seus pés no centro de cada degrau. Evite inclinar-se para o lado ou andar na escada para mudar de posição. Nunca suba nos três degraus do topo da escada.

8 – Se começar a deslizar, deite em vez de ficar de pé.

9 – Suba cautelosamente no telhado, tirando devagar o seu peso da escada. Fique agachado para ajudar a manter o equilíbrio.

10 – Engatinhe ou escorregue alguns metros para longe da beira do telhado. Quando estiver a uma distância confortável da borda, fique de pé cuidadosamente.

11 – Cheque o telhado com a sua mão para ver se está escorregadio. Verifique se há mofo, algas ou água, que farão com que você escorregue. Se estiver liso, tente o conserto outra hora.

12 – Deslize de volta à beira do telhado quando estiver pronto para descer.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo