Por volta das 11h45 deste domingo, 2 de setembro, um assassinato ocorreu no bairro Águas Claras, em uma das transversais da Rua Santa Cruz, próxima à empresa Fama. Após uma suposta discussão, Marcos Vinícius, de 27 anos, foi atingido por um tiro na cabeça e morreu no local. Cláudio Márcio Ferreira, 37, acabou atingido por um disparo na perna e foi encaminhado ao Hospital Azambuja.
O suspeito do homicídio contra Marcos e da tentativa contra Cláudio é Maxemino Somensi, 27 anos. O motivo teria sido uma suposta briga entre vizinhos, desencadeada por sua esposa Ivete Correia Tabogli, 25 anos. Após o ocorrido, Maxemino fugiu em um Fiat Uno, vinho, placas LYO-8594, de Brusque. No veículo, além do suspeito, estavam Ivete e seu filho, de apenas 5 anos.
Viaturas da PM realizaram uma busca nas redondezas, até que uma das equipes visualizou o carro já na Rodovia Antônio Heil, próximo da praça Vicente Só. Até que na frente da loja de departamentos Havan, os policiais iniciaram uma perseguição e conseguiram interceptar o suspeito. Maxemino não resistiu à prisão, já Ivete, que estava muito alterada, deu trabalho aos policiais. Foi preciso apoio para conter a mulher.
> Assista à prisão dos suspeitos
Inicialmente, Maxemino disse aos policiais que a arma do crime havia sido descartada em um matagal no entorno. Porém, depois de vasculhar o veículo, foi encontrado um revólver calibre 38 embaixo do tapete do motorista. O homem e a mulher foram para a Delegacia de Polícia Civil de Brusque.
A PM também encaminhou a criança até a Delegacia. O menino foi entregue ao Conselho Tutelar, que levou-o para o Lar Sagrada Família. Até a tarde de domingo, nenhum parente havia sido localizado para ficar com a criança. De acordo com relatos de familiares e conhecidos da vítima, os envolvidos eram vizinhos e frequentemente discutiam.
O delegado titular da Comarca de Brusque, Ismael Gustavo Jacobus, passou toda a tarde de domingo tomando depoimentos do suspeito e da mulher, que também foi detida por resistência à prisão. A participação dela ainda será verificada pela Polícia. Foram colhidos, ainda, depoimentos da esposa da vítima, parentes e testemunhas.
Este é o terceiro homicídio registrado em Brusque em 2012. O primeiro ocorreu em 31 de janeiro, quando
Marcelo Fernando Alves de Moraes, 29 anos, foi esfaqueado no Centro de Brusque. O segundo homicídio ocorreu em 24 de agosto, e a vítima foi Marilene Barbosa, 30 anos, baleada na rua João Olinger, bairro São Luiz.