Homem envolvido em roubos a carro-forte no RS é preso em Brusque; saiba detalhes da operação
Ação foi realizada nesta quinta-feira
Ação foi realizada nesta quinta-feira
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, em decorrência de investigações desenvolvidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão e Roubos (DEIC/PCRS), no âmbito da Operação Pavão, na manhã desta quinta-feira, 22, mais uma fase ostensiva da missão. A operação foi realizada na cidade de Brusque e um homem foi preso.
A ação se relaciona a investigação criminal sobre a prática de crime de roubo a carro-forte e delitos conexos, praticados em detrimento da empresa TB Forte Segurança e Transporte de Valores.
Toda a operação contou com o apoio da Divisão de Operações Aéreas da PCRS, bem como da PCSC, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e da Divisão de Furtos e Roubos (DFR) de Brusque.
Durante a missão, realizou-se a localização e prisão de um homem, foragido da justiça, na cidade de Brusque, em decorrência da identificação de vínculo do até então foragido com os autores imediatos do roubo a carro-forte, ocorrido em Guaíba (RS).
Segundo a polícia, não há, até o presente momento, nenhum indicativo de que o indivíduo preso nesta quinta-feira, 22, tenha participado desse fato, mas há dúvidas nos elementos de prova que indicam sua participação na facção criminosa da qual os outros criminosos também fazem parte.
“Verificou-se, portanto, a existência de correlação do ora preso com as referidas pessoas e, mais ainda, motivo de justa preocupação e adoção de medidas depressivas, tendo em vista que o referido se associou a outras pessoas para a prática de crimes na região de Gravataí (RS), especialmente”, escreveu a polícia em relatório.
A Polícia Civil gaúcha vinha, por meio da 1ª DR-DEIC, ao longo dos últimos meses, realizando esforços e juntando materiais para a localização do alvo e sua captura.
De acordo com a polícia, essa é uma medida determinante para que crimes sejam evitados e, além disso, seja o indivíduo colocado à disposição do Poder Judiciário, a fim de que responda às ações penais, em que é processado, na condição de preso.
“Salienta-se, ademais, que o indivíduo preso na presente data responde a ações penais que versam sobre delitos dolosos contra a vida, ocorrido em Comarcas distintas do Rio Grande do Sul”, disse à polícia.
Ainda segundo os oficiais, o preso possui antecedentes pela prática de crimes de roubos a estabelecimentos bancários e extorsões mediante sequestro envolvendo funcionários de instituições bancárias.
No relatório, foi descrito que os quatro criminosos que praticaram o crime de roubo a carro-forte já estão presos ou mortos.
“Dois deles foram mortos no dia dos fatos pela Brigada Militar, em confronto armado ocorrido na Ilha do Pavão, envolvendo equipes de operações especiais do BOPE e BMRS”.
Outros dois, na sequência das investigações, foram presos e devem ser considerados, na linha do perfil criminoso do preso em Brusque, como os expoentes de ações criminosas de cunho patrimonial em solo gaúcho e com articulações interestaduais.
Eles foram presos nos dias 25 de maio de 12 de agosto deste ano, em nova ação da Polícia Civil, por meio da 1ª DR/DEIC, com apoio aéreo da CORE, DOA e PCRS, contra os quais havia mandado de prisão preventiva, pelo roubo em Guaíba, mas, também, pelo fato de terem passado à condição de foragido no processo de execução de penas impostas.
“Outro sensível alvo, preso no contexto dos desdobramentos da Operação Pavão, figura como a pessoa de um homem, cujos antecedentes, policiais e criminais, permitem afirmar ser ele intensamente relacionado com crimes de roubos a estabelecimentos bancários, roubo a empresa de transporte de valores e outros delitos contra o patrimônio, fatos praticados há dezenas de anos”, concluiu o relatório.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Tempo: quinta-feira promete aquecimento no Vale do Itajaí antes da chegada do frio
– Mega-Sena: 16 apostas de Brusque acertam a quadra; confira números e valores
– VÍDEO – Cobra é encontrada dentro de lata em Jaraguá do Sul
– Homem morre ao tentar engolir cocaína após ser abordado pela PM em Santa Catarina
– Assista agora:
Saiba como deixar seu quarto moderno e confortável