Homens roubam carreta em Itajaí e fogem para Brusque em perseguição com refém e troca de tiros
Eles foram rendidos em Penha, após mudarem trajeto da fuga; dois bandidos morreram
Eles foram rendidos em Penha, após mudarem trajeto da fuga; dois bandidos morreram
Três criminosos roubaram uma carreta no bairro Itaipava, em Itajaí, e fugiram em direção à rodovia Antônio Heil na noite deste domingo, 6. O crime terminou com dois bandidos mortos e um detido. O caminhoneiro e os policias não se feriram.
A PM foi chamada para uma ocorrência de roubo na Antônio Heil. Segundo a denúncia, o roubo estaria em andamento e a vítima seria um caminhoneiro.
Quando o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Itajaí chegou, viu um caminhão parado às margens da rodovia com a porta aberta. Segundo a polícia, durante a abordagem, um dos homens correu da lateral do caminhão disparando. O PPT revidou, e o bandido fugiu para uma área de mata atrás de um galpão.
Enquanto isso, outro envolvido entrou no caminhão e começou uma perseguição. O PPT e diversas viaturas prestaram apoio, inclusive de Brusque.
O criminoso conduziu o caminhão até Brusque, onde fez o retorno na empresa Irmãos Fischer e seguiu novamente sentido a Itajaí, parando somente em Penha, no bairro Santa Lígia, na avenida Nilo Anastácio Vieira.
Segundo a PM, ao abandonarem o caminhão, dois homens correram para a servidão José Orlando Costa. Um deles, de 24 anos, natural de São Paulo, se entregou poucos metros depois afirmando ter sido atingido por um disparo de arma de fogo na bunda no momento em que furaram uma das barreiras.
O outro comparsa fugiu para o mato. A PM cercou o local e realizou varredura na área e nas residências próximas. Em uma das residências, dois policiais localizaram o homem agachado entre dois móveis na área externa da casa.
De acordo com a PM, foi então feita a abordagem. Mas o homem levantou e sacou uma pistola, apontando contra os policiais, que revidaram. O morto foi posteriormente identificado e sua idade revelada: 37 anos, e também natural de São Paulo.
Segundo a PM, o casal que havia ligado para a polícia reconheceu o morto como o indivíduo que abordou o motorista no momento do assalto. A mulher identificou a arma utilizada no crime como aquela utilizada contra os policiais.
Durante a perícia, o perito do Instituto Geral de Perícias (IGP) localizou sob um móvel outra arma de fogo, um revólver.
O caminhoneiro de 52 anos relatou que estava carregando uma carga de pernil de cordeiro da Argentina, com valor aproximado de R$ 1 milhão, quando foi rendido e levado como refém.
Segundo a Polícia Militar, durante o trajeto foram realizados dois bloqueios para tentar parar o caminhão, contudo, os criminosos furaram ambos jogando o caminhão contra outros veículos, viaturas e policiais.
Um segundo bandido foi morto por outros policiais, na abordagem inicial, após também ter sido alvo de disparos. Com isso, o saldo resultou em um preso e dois mortos.
**Atualizado à 10h20
Leia também: Morador de Brusque morre ao colidir moto contra orelhão em Gaspar