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Horários, linhas e lotação: confira resultados iniciais da consulta pública do transporte coletivo de Brusque

Dados serão utilizados para subsidiar futuro modelo de concessão

A Prefeitura de Brusque trabalha para entregar os resultados da consulta pública que vai subsidiar a construção do novo modelo da concessão do transporte público.

Segundo o diretor-geral de Gestão Estratégica, Thomas Haag, foram respondidos 1.026 questionários. Destas, 654 foram respondidas on-line e 372 foram de fichas físicas, que estavam disponíveis na entrada do Terminal Urbano.

Os resultados com os dados completos devem ser divulgados na próxima semana. Contudo, ao ter acesso às questionários, o diretor-geral pontua as impressões iniciais da consulta pública.

A primeira é a boa adesão dos usuários, sendo que cerca de 66,7% dos entrevistados foram do sexo feminino e 95% do total foram de moradores de Brusque.

“Metade dos usuários acha o sistema regular, bom ou excelente. A outra metade está insatisfeita, respondeu que é ruim ou péssimo”, aponta Thomas.

Em relação aos resultados, a maior demanda apresentada pelos usuários da consulta se refere em ordem decrescente. Em primeiro, estão os horários das linhas, com queixas dos usuários a respeito da ausência, mudança e/ou disposição de horários de linhas de ônibus no transporte coletivo municipal.

Em segundo, estão as linhas de ônibus. Neste quesito, foram registradas queixas dos usuários a respeito da ausência, mudança e/ou disposição de linhas de ônibus no transporte coletivo municipal. Já em terceiro, destacou-se queixas sobre o excesso de passageiros em horário de pico.

Conforme a pesquisa, existe uma prioridade de demanda relatada pelos usuários do uso do transporte coletivo para trabalho. Porém, há uma alta demanda para que ele funcione também no fim se semana.

Impressões iniciais

Thomas relata que outra impressão inicial é sobre a relativa confiabilidade da população com o transporte público. A consulta pública aponta que um terço dos entrevistados não confia no cumprimento dos horários disponibilizados.

Já dois terços dos usuários consideram “com dificuldade” ou “ruim” o acesso a informações sobre o sistema de transporte coletivo. Outro ponto destacado é que internet via Wi-fi e ar condicionado não são prioridades do usuário, caso esses fatores acarretarem em um aumento da tarifa.

Por fim, de acordo com a consulta pública, dois terços dos usuários consideram os atuais veículos em bom estado de conservação e limpeza.

O processo foi coordenado pela Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica. Os dados completos devem ser apresentados para a comunidade em coletiva de imprensa nos próximos dias.