X
X

Buscar

Hospital Azambuja apresenta projeto para reduzir superlotação nos atendimentos de emergência

Instituição participa de projeto junto com o Hospital Albert Einstein

O Hospital Azambuja apresentou, em janeiro deste ano, o Diagnóstico de Demanda e Capacidade (DDC), que avalia a capacidade instalada do hospital, analisando estrutura e recursos humanos em relação à demanda atendida. A apresentação faz parte do projeto Lean nas Emergências e visa reduzir a superlotação do hospital.

O projeto, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), tem como objetivo reduzir a superlotação em emergências hospitalares e está sendo implementado no hospital no triênio 2024-2026, em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein.

A consultora em Excelência Operacional, Gláucia Rosa de Freitas Silva, foi responsável por conduzir a apresentação do diagnóstico.

Ela explica que o projeto está em seu nono ciclo e envolve seis hospitais de excelência em todo o Brasil, com resultados expressivos.

“O Lean nas Emergências busca reduzir a superlotação dos prontos-socorros que atendem pacientes SUS. No Azambuja, o projeto teve início em outubro de 2024, e já realizamos quatro visitas para levantamento de dados, culminando na apresentação de hoje”, destaca.

Diagnóstico e planos de ação

O DDC avalia a capacidade instalada do hospital, analisando estrutura e recursos humanos em relação à demanda atendida. Segundo Gláucia, a superlotação ficou evidente nos números apresentados.

“Esse diagnóstico nos fornece um norte para identificar os gargalos e trabalhar em planos de ação colaborativos. Utilizamos a metodologia Lean Six Sigma – DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar), que guia nossas estratégias e medidas para melhorar o fluxo no atendimento”, explica.

Ela também ressalta que o programa conta com um conjunto consolidado de indicadores que são enviados mensalmente para monitoramento.

“Nosso objetivo é implantar uma cultura de análise crítica baseada em números para que as melhorias sejam perenes”, acrescenta.

Envolvimento da equipe

Durante a apresentação, foi destacado que os colaboradores de diferentes setores do hospital serão envolvidos no preenchimento de planilhas e monitoramento dos indicadores, garantindo que as melhorias sejam sustentáveis.

“Temos uma equipe local dedicada e uma comissão formada no hospital, que trabalha em parceria com a equipe do Einstein. Esse trabalho conjunto é essencial para alcançarmos os resultados esperados”, enfatiza Gláucia.

O coordenador do pronto-socorro e gerente médico do Azambuja, Rafael Bernardi Franceschetto, afirma que a iniciativa trará benefícios para toda a equipe, melhorando fluxos e otimizando o atendimento

“Quem mais ganha com isso é a comunidade regional, que terá um pronto-socorro ainda mais eficiente e estruturado para oferecer um serviço de excelência”, diz.

De acordo com o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, o trabalho junto ao Einstein eleva a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

“Contar com o suporte da organização no projeto Lean nas Emergências é um marco para o Hospital Azambuja. Isso nos permite adotar práticas de excelência para enfrentar a superlotação e melhorar o fluxo de atendimento no pronto-socorro, beneficiando diretamente nossos pacientes e a comunidade”, ressalta.

Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos, que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Associação Beneficente Síria (HCor), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Hospital Sírio-Libanês (HSL).

A implementação do projeto Lean nas Emergências no Hospital Azambuja promete trazer benefícios não apenas para os pacientes atendidos no pronto-socorro, mas também para toda a comunidade.

“Este programa robusto já apresentou resultados extraordinários em outros hospitais do país, e acreditamos que aqui no Azambuja não será diferente. Nosso foco é criar soluções que melhorem o atendimento e tornem o fluxo mais eficiente, sempre com a participação ativa dos colaboradores”, conclui Gláucia.
Além de Gláucia, o projeto conta com o apoio de Denise Galvan Braff de Castello Branco, que também participou da apresentação.

Leia também:

1. Novo sistema de drenagem é instalado em rua que sofria com constantes alagamentos no Dom Joaquim, em Brusque
2. Vereador quer limitar número de moções na Câmara de Brusque
3. Luciano Hang se manifesta sobre “PL Véio da Havan”, de Boulos, que quer punir empresários envolvidos em tentativas de golpe
4. Indicado ao Oscar, filme ‘Emilia Pérez’ chega aos cinemas de Brusque
5. Licitação para permuta do albergue e Centro POP de Brusque fracassa por falta de propostas viáveis


Assista agora mesmo!

Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: