Hospital Azambuja esclarece situação de leitos UTI Covid
Na tarde desta terça, 16 pacientes estavam internados na UTI Covid do Azambuja
Na noite desta terça-feira, 8, o Hospital Azambuja esclareceu sobre os leitos UTI Covid do local. No comunicado, recorda da portaria do Ministério da Saúde publicada na última sexta-feira, 4. Esta, que renovou o credenciamento de 10 leitos de UTI Covid do Hospital.
Segundo o hospital, estes 10 leitos foram os primeiros instalados na casa de saúde, com o credenciamento por três meses. Passado este primeiro período, o hospital solicitou a renovação, que foi concedida até o dia 31 de outubro.
“Em meados de outubro solicitamos a renovação para o mês de novembro, porém, como em outubro os índices de internações estavam baixos, o Ministério da Saúde acabou não renovando o credenciamento para vários hospitais de Santa Catarina, inclusive o Azambuja. A renovação só veio agora, através desta portaria publicada no dia 4 de dezembro, mas ela é referente ao mês de novembro, no qual já havíamos trabalhado. Ou seja, ativamos os leitos em novembro e receberemos agora em dezembro. Diante disso, solicitamos à Secretaria Municipal de Saúde a renovação do credenciamento destes 10 leitos para o mês de dezembro, pedido que será encaminhado ao Ministério da Saúde. Na prática, temos credenciados 12 leitos pelo Ministério da Saúde, e os outros 10, que estamos utilizando, estão em avaliação para renovação”, esclarece o vice-diretor administrativo do hospital, Gilberto Bastiani.
Na tarde desta terça, 16 pacientes estavam internados na UTI Covid do Azambuja. O hospital informa que ativará os demais seis leitos até a próxima sexta-feira. “Mesmo sem a renovação, estamos trabalhando com 16 leitos. E esta semana ainda, estaremos habilitando os demais seis leitos, para ficarmos com 22 leitos de UTI Covid à disposição da população”, ressalta Bastiani.
Reforço na equipe de enfermagem
Com relação à equipe de enfermagem, o hospital renovou o convênio com a Coopernordeste, uma cooperativa de Fortaleza. Será feita a contratação de mais 20 técnicos de enfermagem. Estes, que devem chegar ao município na próxima semana.
“Nossos profissionais estão bem desgastados, é uma demanda muito grande de pacientes, e temos um percentual considerável de afastamentos por Covid dentro da casa. Como medida, estamos contratando mais 20 técnicos de enfermagem que virão para dar um suporte maior aos nossos colaboradores e também aos seis leitos de UTI que deixaremos disponíveis até sexta-feira”, complementa o vice-diretor administrativo.
Portaria Ministério da Saúde
Trata-se das portarias 3.295 e 3.296 do Ministério da Saúde. O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, também foi contemplado com a prorrogação de cinco leitos.
Os documentos estabelecem recursos financeiros do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (Covid-19). Eles serão disponibilizados aos municípios e estado. O repasse será feito em parcela única equivalente ao período de 30 dias. Sendo R$ 240 mil ao Hospital Santo Antônio e R$ 480 mil ao Hospital Azambuja.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal
Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!