Hospital Azambuja inicia programação da Semana da Enfermagem 2023
Para celebrar a data, serão realizadas palestras, debates e integração entre os profissionais
Para celebrar a data, serão realizadas palestras, debates e integração entre os profissionais
O Hospital Azambuja deu início na manhã desta segunda-feira, 8, à Semana da Enfermagem 2023. Com o tema “Enfermagem uma voz para liderar: da arte de cuidar à prevenção de infecção” o evento deste ano faz um resgate da história da enfermagem do Hospital Azambuja, desde o início dos trabalhos com as Irmãs da Divina Providência, até os dias de hoje, quando a equipe de enfermagem da instituição tem se tornado referência no estado de Santa Catarina.
“O tema deste ano foi escolhido em alusão à atuação das nossas equipes de enfermagem no processo de prevenção de infecção. Estamos buscando tornar nossas equipes protagonistas no processo de prevenção de infecção hospitalar, como Florence Nightingale, que foi a enfermeira precursora da enfermagem moderna, nos ensinou. Pensando nisso, neste ano alinhamos a campanha de higiene de mãos à Semana da Enfermagem”, comenta a gerente de Enfermagem do Hospital, Irmã Olinda Antônio Costa.
A abertura do evento foi marcada pela celebração de uma Missa de Ação de Graças, na Capela do Hospital, com a presença de profissionais de diversos setores e segundo Irmã Olinda, a Semana da Enfermagem é sempre muito aguardada, pois é um momento do ano em que os olhares dos próprios profissionais são voltados a temas muito importantes, neste caminho que eles escolheram seguir.
“Celebrar a Semana da Enfermagem nos remete a revisitar o passado, para entender o presente e planejar o futuro. Só conseguiremos construir uma enfermagem ainda mais forte, com a colaboração de todos os profissionais da categoria, que primam pelas boas práticas em seus espaços de atuação”, ressalta Irmã Olinda.
A gerente de Enfermagem enfatiza que o que mais chama atenção é a dedicação e o absoluto empenho com que os profissionais da enfermagem dedicam ao exercício da profissão, desde o seu surgimento. “O contato humano é a parte mais importante da nossa profissão e os pacientes sempre esperam esse contato, que é um referencial, com o apoio da enfermagem. Para nós é uma semana de aprendizado, mas também de comemoração, pois a enfermagem é o pilar de qualquer instituição de saúde, é a arte de cuidar de outras pessoas, de se dedicar, de se doar”, complementa.
No corredor que dá acesso ao pronto socorro e administração do hospital, juntamente com uma série de fotos de toda equipe de enfermagem do hospital e da história de como surgiu e era o trabalho da enfermagem desde o início do hospital, a enfermeira assistencial do centro cirúrgico, Amanda Sales, pintou um mural com a imagem da lamparina, símbolo da profissão.
“A lamparina é o símbolo da enfermagem e representa a nossa história como sendo a “luz” aos enfermos e ao caminho trilhado por nós profissionais da enfermagem. O foco é sempre nos princípios da humanização no cuidado, em toda a evolução que a profissão teve ao longo dos anos, tendo como base a ética, a pesquisa, o cuidado, empatia e principalmente o amor ao próximo. Acredito que essa seja a razão principal em exercermos essa profissão tão necessária e importante na sociedade”, explica Amanda.
A programação deste ano conta com palestras, sessão de cinema, sessão de bem-estar e cuidados, debates, homenagens e mesas interativas com profissionais convidados, a fim de trazer muitas informações importantes aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que integram as equipes do Azambuja.
A Semana de Enfermagem segue até sexta-feira, 12, momento em que haverá o encerramento com a apresentação de um concurso cultural com tema de prevenção de quedas no ambiente hospitalar.
Leia também:
1. GALERIA – Veja como como foi a saída de Ari Vequi e Gilmar Doerner da Prefeitura de Brusque
2. Homem condenado por sequestro de idoso em Joinville tem pedido de anulação de júri negado
3. Identificado corpo de homem encontrado pela Polícia Civil em Botuverá
4. Prefeitura de Blumenau aumenta pontos de acesso a Wi-Fi gratuito
5. Brusquense que foi um dos fundadores da Coamo é destaque em reportagem do Globo Rural