Hospital Azambuja não tem mais capacidade de instalação de novos leitos de UTI
Atualmente, instituição tem 20 leitos e está em processo de implantação de mais 12
Nas últimas semanas, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brusque se tornou uma das principais preocupações das autoridades. Com o avanço da pandemia da Covid-19, os leitos disponíveis se esgotaram rapidamente, trazendo à tona a necessidade urgente de ampliação para atender a demanda que é cada vez maior.
O Hospital Azambuja está em processo de implantação de 12 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 que serão instalados em duas áreas da instituição. Com isso, chegará à sua capacidade máxima, ou seja, de acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa, além dos 12 que estão em processo de implantação, o Hospital Azambuja não tem mais capacidade de instalação de novos leitos de UTI.
Tanto a UTI geral quanto a UTI Covid-19 estão atuando com 100% da capacidade, ou seja, não há mais leitos disponíveis no Hospital Azambuja.
Em março, antes da pandemia, o hospital atuava somente com 10 leitos de UTI. Quando os primeiros casos foram confirmados na cidade, foi reservado um leito para tratamento exclusivo de pacientes com coronavírus.
Somente em maio, o hospital foi incluído na lista do governo do estado para receber equipamentos e, assim, poder ampliar o número de leitos para Covid-19. Em junho, a estrutura entrou em funcionamento, porém, não demorou para que nova UTI chegasse a 100% de sua capacidade.
O hospital, então, recebeu os 12 novos respiradores e ventiladores pulmonares do governo do estado, para dar início a implantação da nova estrutura e, com isso, chega à sua capacidade máxima.
Imigrantes Hospital
O Imigrantes Hospital e Maternidade conta com 10 leitos de UTI geral e Covid-19, porém, atende somente particular e convênios. Atualmente, sete leitos estão ocupados, sendo seis pacientes Covid-19 e um clínico.
O governo do estado abriu edital para credenciar UTIs da rede privada para atender pacientes com coronavírus pelo SUS, porém, o hospital de Brusque não se credenciou “por não haver definição de todas as informações necessárias”, informou a assessoria de imprensa da instituição.
O hospital informa ainda que a abertura de novos leitos de UTI para atender a demanda da Covid-19, está condicionada a compra de leitos com garantia de receita devido à necessidade da estrutura mínima a ser criada, como leitos, equipamentos, equipe médica, de enfermagem, fisioterapia e serviços de apoio.
Ainda de acordo com o hospital, a capacidade máxima da instituição para ampliação da estrutura da UTI é de mais 10 leitos. O Hospital Dom Joaquim, por sua vez, não possui estrutura para funcionamento de UTIs.