Hospital Azambuja presta homenagens aos profissionais da enfermagem
Tradicional Semana da Enfermagem promovida no mês de maio foi adiada, mas instituição enaltece importância dos profissionais que representam mais de 45% dos funcionários
Tradicional Semana da Enfermagem promovida no mês de maio foi adiada, mas instituição enaltece importância dos profissionais que representam mais de 45% dos funcionários
O mês de maio é considerado o período do ano reservado para enaltecer o trabalho dos profissionais de saúde, que atuam diretamente no cuidado e bem-estar dos pacientes. São eles enfermeiros, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, que integram as equipes de milhares de hospitais no Brasil e mundo afora.
No Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, o Hospital Azambuja, estes profissionais representam 45,37% dos funcionários da instituição, divididos entre as mais diversas áreas e equipes de atendimento.
A cada ano, o hospital promove entre a segunda e terceira semanas do mês de maio, a Semana da Enfermagem, com uma programação extensa de cases importantes para os profissionais, ao mesmo tempo em que lhes presta homenagem por toda dedicação diária.
A semana de enfermagem é comemorada entre o dia 12 e 20 de maio. A primeira data faz referência ao Dia Internacional do Enfermeiro e a última data ao Dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Porém, neste ano de 2020 o evento foi cancelado diante do cenário trazido pela Covid-19.
Ainda assim, para não passar em branco as datas significativas para os profissionais, o Hospital Azambuja produziu, em parceria com a Med Mídia Produções, um vídeo em agradecimento e reconhecimento à atuação dos profissionais de enfermagem.
“O vídeo foi uma forma que encontramos de manifestar nosso carinho, nosso agradecimento e o nosso reconhecimento por tudo o que os profissionais são e fazem no Hospital Azambuja em prol dos nossos doentes. E também dizer o quão importante e fundamental cada um é dentro do hospital”, revela a gerente assistencial do Hospital Azambuja, Irmã Olinda Antônio Costa.
Ela destaca o quão difícil é a missão das equipes de enfermagem, e que o hospital não seria o que é sem a presença desses profissionais.
“Quero deixar a minha mensagem a todos os colegas de profissão, que continuem firmes e fortes nessa caminhada. Não é fácil, mas precisamos ter fé, pois a dificuldade tem o mesmo tamanho da facilidade. Tenho um grande respeito pelos profissionais de enfermagem e reconheço seus talentos. Que neste tempo de pandemia Deus possa cuidar de cada um”, comenta.
Hoje o Hospital Azambuja conta com 476 funcionários, sendo que 45,37% deles são profissionais da enfermagem, segundo o administrador, Evandro Roza.
Ele, que atua como gestor hospitalar há mais de 15 anos, destaca ainda a forte atuação dos Conselhos Regional e Federal de Enfermagem (Coren e Cofen), órgãos fundamentais na normatização e fiscalização do exercício da profissão de enfermagem.
“Todos sabemos do trabalho desses profissionais com o paciente, é um complemento principal à assistência médica, no que diz respeito ao ambiente hospitalar. É uma satisfação muito grande e só tenho a agradecer, como gestor hospitalar, à enfermagem do Hospital Azambuja, que tem um diferencial, demonstrado diariamente na qualidade de atendimento assistencial que temos”, enfatiza.
Na avaliação do gerente médico e coordenador do Pronto Socorro, Dr. Rafael Bernardi Franceschetto, os profissionais de enfermagem são o suporte imprescindível dos médicos nos serviços prestados aos pacientes, ou seja, sem eles, o serviço seria inviável.
“A mensagem é de agradecimento e reconhecimento por eles cuidarem das pessoas em tempo integral. A gente atende, prescreve, mas quem está ao lado do paciente em tempo integral e sendo nossos olhos, são os enfermeiros, técnicos e auxiliares. Foram eles que estudaram para o real sentido da palavra cuidar. Não conseguiríamos fazer nosso trabalho sem o enfermeiro, sem o técnico de enfermagem, profissionais que estão dia e noite na frente da nossa batalha, independente do que aconteça, frio, calor, chuva ou sol”, enaltece.
Opinião semelhante é compartilhada pelo diretor técnico e chefe de UTI do hospital, Dr. Eugênio José Paiva Maciel.
“São os guardiões da saúde, estão ao lado dos pacientes o tempo todo, ouvindo seus lamentos, seus gemidos, lhes dando apoio e conforto, fazendo seu cuidado e lhes medicando. São nossos braços direitos. São pessoas que sacrificam até mesmo suas famílias para estarem aqui. Eles sofrem muito pelos pacientes e eu como médico os considero como verdadeiros anjos”, frisa.
De acordo com o médico internista Dr. Antônio Lanna, coordenador da enfermaria de Clínica Médica, as equipes de enfermagem além de estarem mais próximas dos pacientes, são as maiores responsáveis pela conexão entre todos os outros serviços do hospital.
“Aqui no Hospital Azambuja os nossos enfermeiros e enfermeiras realmente trabalham arduamente para conseguir a recuperação de todos os nossos pacientes e tudo isso em cooperação com todos os outros serviços do hospital. Então parabéns à enfermagem pelo seu dia, que esta classe seja cada vez mais valorizada para benefício dos próprios pacientes”, frisa.
Para o diretor clínico do hospital, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, o profissional de enfermagem é tão fundamental, importante e imprescindível, que sem ele a instituição não funciona.
“É ele quem dá assistência, abrigo e cuidado aos pacientes. É o profissional que mais se aproxima do paciente e é fundamental na execução do tratamento médico. São pessoas valorosas e importantes em todas as instituições de saúde. Destaco ainda que dentre as profissões, a enfermagem é a mais humanista. Parabéns a todos os profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Agradecemos muito por serem nossos parceiros de confiança total”, complementa.