X
X

Buscar

Hospital Azambuja promove Semana da Enfermagem 2021 em Brusque

Programação teve início nesta segunda-feira, 10 de maio e segue até sexta-feira, 14

O Hospital Azambuja deu início nesta segunda-feira, 10, à Semana da Enfermagem 2021. Neste ano, a programação visa debater o tema ‘O trabalho da enfermagem no contexto de crises: estratégias e acolhimento’ através de palestras, oficinas e também de momentos que promovem o bem-estar dos profissionais.

De acordo com a gerente de enfermagem Irmã Olinda Antônio Costa, a instituição conta hoje com 266 profissionais da área, sendo 55 enfermeiros e 211 técnicos de enfermagem, distribuídos nos mais diversos setores do hospital. Todos eles, com a tarefa incansável de acolher e bem cuidar dos pacientes que chegam ao Azambuja.

“A Semana de Enfermagem vem para valorizar o trabalho desses profissionais. É preciso dizer o quanto eles são importantes em nosso hospital, especialmente neste período de pandemia, já que são estes profissionais que estiveram e permanecem na linha de frente, ajudando a salvar vidas. Isso não tem preço, tem amor. Demos graças a Deus pela vida, profissão e dedicação de cada um deles aqui dentro do Azambuja”, ressalta.

Irmã Olinda enfatiza ainda que a atuação da equipe de enfermagem é imprescindível, especialmente nos hospitais, onde as pessoas estão mais sensíveis e vulneráveis, em função da causa de sua permanência neste locais.

“São eles que entendem a dor do paciente, que estão mais próximos do doente”, frisa ela, que faz questão de parabenizar toda equipe de enfermagem do Hospital Azambuja.

Ação de Graças e corredor de homenagens

Na manhã desta segunda-feira, a abertura da Semana de Enfermagem foi realizada através de uma Missa de Ação de Graças, celebrada na capela do hospital.

Presidida pelo diretor administrativo do Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke e concelebrada pelo Pe. Alvino Milani, a missa contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais, respeitando o distanciamento necessário.

“O trabalho de cada um, que faz parte desta grande equipe, é muito importante. Por isso eu quero louvar e agradecer a Deus por esse grupo de pessoas, que aqui se ocupa em favor dos nossos doentes. Vamos rezar para que jamais faltem pessoas dedicadas e disponíveis como vocês, na vida daqueles que estão desprovidos daquilo que lhes é mais precioso, a saúde”, destaca Pe. Nélio.

Para marcar a Semana da Enfermagem, o corredor que separa a ala de internação do setor administrativo, recebeu fotos de todos os 266 profissionais, além de mensagens de agradecimento e motivação.

Ideia Comunicação/Divulgação

Curiosidade

A Semana da Enfermagem foi instituída no Brasil no dia 12 de maio de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Ela é celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.

Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa que criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres. Ela recebeu a Ordem do Mérito, em 1901, durante a Era Vitoriana.

Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

Ela faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio de 1880. A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil foi fundada por Carlos Chagas em 1923 e em 1926 recebeu o nome de Ana Néri, em homenagem à primeira enfermeira brasileira.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube