Hospital Azambuja realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS em Brusque
Cirurgião comenta procedimento
Cirurgião comenta procedimento
O Hospital Azambuja realizou na tarde de quarta-feira, 17, a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Brusque. Realizada pelos cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Medaglia Filho e Lucas Pensin, a cirurgia ocorreu bem e a paciente permanece em recuperação.
Fábio, que é coordenador de Cirurgia Geral do Hospital Azambuja, comenta que a operação representa a abertura de portas para alta complexidade no hospital.
“Já fazemos todo tipo de cirurgia de alta complexidade no hospital, de maneira privada ou por convênios. O que falta é a abertura de portas para fazermos isso pelo SUS e a cirurgia bariátrica vem como um primeiro processo”, diz.
A primeira paciente a realizar o procedimento via SUS foi Cristiane Aparecida de Paula Ferreira da Silva, de 29 anos. Ela passou por todo o protocolo de atendimento, que envolveu consultas junto à equipe multidisciplinar, como psicóloga, nutricionista, além de médicos; realização de exames; e participação em encontros mensais.
“Dei entrada no postinho de saúde do meu bairro há dois anos e meio. Em abril deste ano, fui chamada para iniciar todo o processo para realização da cirurgia em Brusque”, afirma a paciente.
De acordo com Fábio, a cirurgia só pode ser feita em pacientes que têm Índice de Massa Corporal (IMC) alto, com doenças associadas (comorbidades), e que precisam ser encaminhados ao hospital via Unidade Básica de Saúde ou pelo endocrinologista da Prefeitura.
“Não existe uma maneira do paciente chegar direto para gente e marcar uma consulta, a não ser que faça isso de maneira privada ou por convênio. Pelo SUS, o paciente tem que ser encaminhado via posto de saúde, para iniciarmos todo o processo”, diz.