Hospital Azambuja terá dez novos leitos de UTI Geral a partir de março
Aumento de leitos convencionais foi anunciado pelo Ministério da Saúde na última semana
Aumento de leitos convencionais foi anunciado pelo Ministério da Saúde na última semana
Nesta sexta-feira, 4, foi oficializada a habilitação de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral no hospital Azambuja em Brusque, através de publicação no Diário Oficial da União. A oficialização ocorreu uma semana após audiência entre os diretores do hospital Azambuja com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A portaria GM/MS nº 220 foi assinada por Queiroga durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília na quinta-feira, 27 de janeiro. Mesma data em que o ministro recebeu os diretores do Azambuja e ouviu os pleitos para melhorias no hospital.
Os novos leitos estarão liberados para atendimento a partir do dia 1º de março, conforme explica o gestor hospitalar Gilberto Bastiani. “Nós tínhamos 22 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com Covid-19 e destes, o estado deixou dez. Os outros 12 foram desabilitados do sistema Covid-19.”, afirma. Apesar de serem desabilitados, o hospital manteve a estrutura de dez leitos e solicitou o credenciamento destes para UTI Geral.
Por terem sido desabilitados, os leitos precisaram passar por uma vistoria. “A estrutura já passou por vistoria da Vigilância Sanitária Estadual, estamos realizando toda a parte burocrática, com o encaminhamento da documentação e, a partir do dia 1º de março, iniciaremos os atendimentos com estes novos leitos”, ressalta.
Atualmente o Azambuja conta com dez leitos de UTI Geral, com a instalação e liberação de novos leitos, serão disponibilizados 20 leitos para tratamento intensivo de pacientes adultos. “É uma necessidade antiga do hospital a ampliação de leitos de UTI Geral. Há uma demanda muito grande de leitos UTI SUS, sendo recorrente a transferência de pacientes para outras cidades”, explica Gilberto.
Com a publicação da portaria, o Ministério da Saúde oficializa a ampliação de 6.450 leitos de UTI em todo o Brasil, aumentando a oferta aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Santa Catarina terá a inclusão de 230 leitos de UTI para auxiliar na demanda da rede pública de saúde. Atualmente, o estado conta com 601 leitos de UTI para atendimento geral de adultos.
Paralelo à liberação de novos leitos de UTI SUS, o Hospital Azambuja está finalizando a instalação de seis novos leitos de UTI Geral para internações particulares ou por convênios. “Também estava em nosso plano de ação a ampliação de leitos nessa modalidade e agora conseguimos garantir essa melhoria aos nossos pacientes”, revela Gilberto.
Durante a reunião da CIT realizada em Brasília, também foi definido que o Ministério da Saúde vai aumentar os valores repassados para o custeio de leitos de UTI a partir de 1º de março. O reajuste de novas diárias de UTIs convencionais, que atendem todas as especialidades, vai fortalecer essas instalações hospitalares em toda a rede do SUS do país. O aumento nas diárias sofrerá um novo acréscimo seis meses após a medida entrar em vigor.
A iniciativa é uma demanda antiga de estados e municípios e foi pactuada na reunião da CIT, que integra o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: