“Hospital de campanha deixará um legado para saúde do estado”, defende secretário de Estado da Saúde
Durante encontro virtual com deputados, Helton Zeferino esclareceu sobre hospital de campanha e leitos de UTI
Durante encontro virtual com deputados, Helton Zeferino esclareceu sobre hospital de campanha e leitos de UTI
Nesta terça-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, participou de uma reunião virtual com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A convocação foi aprovada por meio de requerimento do deputado Bruno Souza (Novo). A reunião foi organizada pela Comissão de Saúde da Alesc e mediada pelo presidente da Comissão, deputado Neodi Saretta (PT).
Um dos principais assuntos debatidos da reunião foi o custo do hospital de campanha de Itajaí, considerado alto por alguns deputados. O secretário voltou a defender que o investimento de R$ 76 milhões na unidade deixará um legado para a saúde do estado, já que equipamentos utilizados ficarão para o patrimônio de Santa Catarina após os seis meses de funcionamento.
“O que foi contratado pelo estado são 100 leitos de UTI, com toda parte de RH, alimentação, insumos e exames laboratoriais. É outro formato de hospital de campanha em comparação ao que foi contratado em Goiás com apoio do governo federal. Após o fim do enfrentamento ao coronavírus, o legado desses leitos será aproveitado pela saúde catarinense”, explicou Zeferino.
O deputado Maurício Eskudlark (PL) questionou o secretário sobre a capacitação dos profissionais que serão contratados para o hospital de campanha. Zeferino esclareceu que a mediação desses aspectos entre o estado e a empresa vencedora da licitação, Hospital Psiquiatra Espírita Mahatma Gandhi, é feita pela Defesa Civil, mas a Secretaria de Estado da Saúde faz todos os acompanhamentos técnicos necessários para o funcionamento da estrutura.
A possibilidade de novas liberações também foi discutida. Os deputados Jair Miotto (PSC), Ismael dos Santos (PSD) e Sérgio Motta (Republicanos), voltaram a questionar o estado sobre a liberação do funcionamento de igrejas e cultos religiosos. Helton Zeferino prometeu que irá analisar a retomada destas atividades com regramentos específicos.
A necessidade de leitos de UTI também foi pauta durante a reunião. Alguns deputados questionaram o secretário sobre leitos em regiões específicas do estado. Zeferino deu um panorama da quantidade de leitos de UTI em Santa Catarina e se comprometeu em enviar aos parlamentares a relação de leitos em cada região do estado.
“Desde o início do enfrentamento a pandemia da Covid-19, Santa Catarina já ganhou 247 leitos de UTI adultos e mais de 10 de pediatria. Para combater o coronavírus, nossa projeção é de 713 leitos além dos 100 que serão construídos no hospital de campanha, totalizando 813 novos leitos de UTI em Santa Catarina”, afirmou o secretário.