“Hospital de campanha deixará um legado para saúde do estado”, defende secretário de Estado da Saúde

Durante encontro virtual com deputados, Helton Zeferino esclareceu sobre hospital de campanha e leitos de UTI

“Hospital de campanha deixará um legado para saúde do estado”, defende secretário de Estado da Saúde

Durante encontro virtual com deputados, Helton Zeferino esclareceu sobre hospital de campanha e leitos de UTI

Nesta terça-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, participou de uma reunião virtual com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A convocação foi aprovada por meio de requerimento do deputado Bruno Souza (Novo). A reunião foi organizada pela Comissão de Saúde da Alesc e mediada pelo presidente da Comissão, deputado Neodi Saretta (PT).

Um dos principais assuntos debatidos da reunião foi o custo do hospital de campanha de Itajaí, considerado alto por alguns deputados. O secretário voltou a defender que o investimento de R$ 76 milhões na unidade deixará um legado para a saúde do estado, já que equipamentos utilizados ficarão para o patrimônio de Santa Catarina após os seis meses de funcionamento.

“O que foi contratado pelo estado são 100 leitos de UTI, com toda parte de RH, alimentação, insumos e exames laboratoriais. É outro formato de hospital de campanha em comparação ao que foi contratado em Goiás com apoio do governo federal. Após o fim do enfrentamento ao coronavírus, o legado desses leitos será aproveitado pela saúde catarinense”, explicou Zeferino.

O deputado Maurício Eskudlark (PL) questionou o secretário sobre a capacitação dos profissionais que serão contratados para o hospital de campanha. Zeferino esclareceu que a mediação desses aspectos entre o estado e a empresa vencedora da licitação, Hospital Psiquiatra Espírita Mahatma Gandhi, é feita pela Defesa Civil, mas a Secretaria de Estado da Saúde faz todos os acompanhamentos técnicos necessários para o funcionamento da estrutura.

A possibilidade de novas liberações também foi discutida. Os deputados Jair Miotto (PSC), Ismael dos Santos (PSD) e Sérgio Motta (Republicanos), voltaram a questionar o estado sobre a liberação do funcionamento de igrejas e cultos religiosos. Helton Zeferino prometeu que irá analisar a retomada destas atividades com regramentos específicos.

Leitos de UTI

A necessidade de leitos de UTI também foi pauta durante a reunião. Alguns deputados questionaram o secretário sobre leitos em regiões específicas do estado. Zeferino deu um panorama da quantidade de leitos de UTI em Santa Catarina e se comprometeu em enviar aos parlamentares a relação de leitos em cada região do estado.

“Desde o início do enfrentamento a pandemia da Covid-19, Santa Catarina já ganhou 247 leitos de UTI adultos e mais de 10 de pediatria. Para combater o coronavírus, nossa projeção é de 713 leitos além dos 100 que serão construídos no hospital de campanha, totalizando 813 novos leitos de UTI em Santa Catarina”, afirmou o secretário.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo