Hospital Dom Joaquim amplia atendimento pelo SUS a partir desta quarta-feira
Assinatura do contrato com a Prefeitura de Brusque aconteceu na tarde desta terça-feira
A partir desta quarta-feira, 1º, o Hospital Dom Joaquim amplia seu atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a unidade hospitalar funcionará todos os dias, das 7h às 22h, sem fechar para o almoço.
A assinatura do aditivo de contrato com a Prefeitura de Brusque foi realizada na tarde desta terça-feira, 31. Desde o fim do ano passado, o hospital já estava atendendo pelo SUS aos fins de semana e feriados, das 18h de sexta-feira às 22h de segunda-feira. Esse atendimento continua.
De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a ampliação do atendimento no hospital é mais uma ação no combate ao coronavírus no município.
“A nossa solicitação foi prontamente atendida pelo Executivo, e vamos conseguir trazer melhores serviços para a comunidade. Agora teremos mais esse espaço para a nossa população”.
Fornari diz que a prioridade de atendimento no local será para pessoas com sintomas da Covid-19, porém, nada impede que pessoas com outras doenças e sintomas sejam atendidos.
O objetivo da ampliação do atendimento é desafogar ao máximo o pronto-socorro do Hospital Azambuja. A ideia da prefeitura é que os atendimentos que não são urgentes sejam canalizados para o hospital do bairro Dom Joaquim.
O contrato com o hospital é para os próximos seis meses, mas segundo Fornari, a intenção é que ele seja renovado. “Nesse primeiro momento vamos dirigir para o combate ao coronavírus, mas depois que tudo isso passar, teremos também uma porta extra na cidade”.
O administrador do hospital, Raul Civinski, diz que a unidade hospitalar se colocou à disposição do município para atender durante a pandemia do coronavírus. “Temos salas de centro cirúrgico que podem ser transformadas em unidade intensiva, caso a cidade precise”.
O vice-prefeito Ari Vequi destaca que o horário em que o hospital vai atender a partir desta quarta-feira é o de maior fluxo. Ele também ressaltou o crescimento da região do Dom Joaquim, que agora terá essa opção na saúde pública. “As pessoas serão atendidas na hora, sem precisar tirar ficha. Isso é muito importante. Estamos bem servidos na saúde básica e agora precisamos abranger a média e alta complexidade, esse é o primeiro passo”.
O prefeito Jonas Paegle também destaca a importância de a cidade ter mais uma opção de atendimento. “Estamos muito felizes em poder abrir mais uma porta hospitalar para nossa população, ainda mais nesse momento difícil que estamos passando”.
Para que o hospital consiga atender a população diariamente, a prefeitura repassará cerca de R$ 500 mil mensais.