Hospital Dom Joaquim, de Brusque, é incluído em Política Hospitalar Catarinense

“Ficamos muito contentes pelo reconhecimento”, diz administrador

Hospital Dom Joaquim, de Brusque, é incluído em Política Hospitalar Catarinense

“Ficamos muito contentes pelo reconhecimento”, diz administrador

O Hospital Dom Joaquim, de Brusque, foi incluído na Política Hospitalar Catarinense (PHC) para 2021. O valor é uma forma de reconhecimento do governo estadual que a instituição vai receber pela produção que vem tendo em atendimentos SUS. O recurso será para auxiliar nas despesas que tem no dia a dia com os procedimentos.

A PHC é baseada em critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e organizada a partir da definição dos serviços de interesse de saúde que são referências para o atendimento nas regiões. A política baseia o repasse dos recursos em um sistema de pontuação, que considera serviços, produção e estrutura.

Esta política foi aprovada em 2019 e implementada em janeiro de 2020. Em 2021, foi reavaliada para incluir cirurgias eletivas, a alteração de alguns indicadores e a inclusão de mais um porte hospitalar.

“Esses serviços são estabelecidos de forma que interesse o governo do estado para organizar o serviço de saúde de forma regionalizada, para referência do atendimento nas necessidades que a população vai ter”, explica o administrador do Hospital Dom Joaquim, Raul Civinski de Souza.

No total, 173 unidades hospitalares do estado foram incluídas na PHC. Segundo Raul, essa classificação é de extrema relevância para o Dom Joaquim.

“Ficamos muito contentes que o trabalho que vem sendo feito há bastante tempo tenha sido reconhecido pela Secretaria de Estado de Saúde. Nosso intuito sempre foi tentar devolver à população a confiança que tem na gente. A Secretaria Municipal de Saúde também sempre acreditou no nosso trabalho. Nosso objetivo é sempre melhorar a estrutura, angariar mais serviços e buscar cada vez mais recursos para oferecer melhor atendimento à comunidade”.

Em ampliação

O Dom Joaquim está em reformas e a previsão é que, com a finalização da primeira fase das obras, consiga ampliar espaço para o setor administrativo e a oferta de consultórios para a população.

Segundo o administrador, o Dom Joaquim tem capacidade para fazer quase o triplo das cirurgias mensais autorizadas pelo SUS. Atualmente, a instituição realiza uma média de 70 a 80 procedimentos por mês. O número é limitado por uma quantidade determinada de autorizações para internações hospitalares.

Com a ampliação, a instituição já colocou à disposição da Secretaria de Saúde o segundo piso do hospital, com área de aproximadamente 600 metros quadrados.

O Dom Joaquim está em processo de renovação de contrato do convênio com a Prefeitura de Brusque. O valor mensal para a renovação é de R$ 700 mil por mês. O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) solicitou uma série de documentos para avaliar o novo contrato, e eles já foram encaminhados pelo hospital.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo